Eleições 2016

As apostas dos partidos para a prefeitura em Santa Maria

Marcelo Martins

"

Restando pouco mais de um ano para a eleição à prefeitura de Santa Maria, as cartas começam a ser colocadas na mesa. Nos últimos dias, a movimentação partidária se intensificou na cidade. O PT, por exemplo, sacramentou que até o dia 31 deste mês define se o deputado Valdeci Oliveira, sua primeira opção, aceita concorrer, ou se Fabiano Pereira fará frente à candidatura petista em 2016.

Valdeci Oliveira tem aval do PT e decidirá se concorrerá a prefeito de Santa Maria

Na semana passada, o PDT realizou convenção municipal, com a participação de Pompeo de Mattos (presidente estadual da sigla), em que reiterou o entendimento pelo nome do vereador Marcelo Bisogno (PDT) à prefeitura.

PDT deve ter empresário em candidatura à prefeitura de Santa Maria

Também na semana passada, o PP fez mais uma reunião estratégica para tratar da eleição municipal. Parte dos progressistas apostam em José Haidar Farret, atual vice-prefeito, mas outra ala sustenta os nomes dos vereadores Sergio Cechin e Paulo Airton Denardin ao pleito. 

Schirmer declara amplo apoio à candidatura de Farret à prefeitura de Santa Maria

Para o próximo mês, em 29 de agosto, será a vez dos peemedebistas se reunirem em convenção municipal e darem a largada oficial para consolidar um nome que suceda o prefeito Cezar Schirmer, que comanda o município desde 2009. O PSDB, embora não admita abertamente, deve vir com o nome do deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB). 

Seis parlamentares de Santa Maria revelam que não concorrerão à eleição municipal

O corre-corre é justificado no entendimento do cientista político José Carlos Martinez, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

– O calendário político é mais apressado do que o calendário oficial em época de campanha. Saber se colocar e se postar em um cenário embrionário é essencial – afirma, acrescentando que, à medida em que as fichas vão sendo colocadas no tabuleiro político, será possível delinear com maior clareza os possíveis cenários. 

Indefinição do lado governista e candidaturas periféricas

Um fator novo para a eleição de 2016 é a possibilidade real de segundo turno na cidade, uma vez que já ult"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Obras do PAC no Km 3, em Santa Maria, serão retomadas

Próximo

Seminário reunirá produtores de uva em São Sepé

Economia