style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Eduardo Ramos
No ano em que Santa Maria passou a contar com uma lei que permite o funcionamento do comércio 24 horas, uma padaria começou a oferecer os seus produtos e serviços em período integral. O primeiro empreendimento da cidade a disponibilizar essa opção é a Oba!, localizada no Condomínio Espírito Santo, no centro da cidade.
Os números de adesão comprovam que a iniciativa foi bem-vinda. Enquanto que, em novembro, quando o local passou a disponibilizar essa possibilidade, a procura durante a madrugada passou de 50 clientes para 200, hoje. A padaria atende de portas abertas e também com delivery.
De sextas a domingos, normalmente, o maior número de frequentadores do local, que conta com a segurança de estar localizado em uma área condominial, é de pessoas que saem de festas. Nos demais dias da semana, o predomínio é da presença de famílias nos horários estendidos.
- Trabalhamos com o mesmo mix de produtos nas 24 horas. Então à noite, nós temos uma produção específica para a noite, única e exclusivamente para a madrugada. Então é um produto sempre fresco. A Oba! trabalha com essa ideia, de produto sempre fresco - explica a supervisora Lidiane Simões dos Santos, 35 anos.
A padaria abriu no endereço em junho do ano passado. Ao perceber a carência do serviço à noite, buscou atender essa necessidade, com o intuito de atingir todos os públicos, como famílias e universitários, contribuindo também para o desenvolvimento da cidade.
- Nós notamos essa carência dos clientes em terem um serviço na madrugada. Muitas vezes, se precisa comprar alguma coisa. Também temos uma pequena mercearia. Pensando no bem-estar dos clientes, que podem vir para um lugar seguro, ou até mesmo pedir em sua própria casa, nós optamos por abrir 24 horas - conta Lidiane.
Além de beneficiar a comunidade que precisa dos serviços nesses horários, também houve a geração de empregos com a ampliação. Quatro profissionais foram contratados para atuar na madrugada, agregando-se aos sete que já atuavam de dia.
- Ainda temos vagas abertas para suprir a demanda, porque é um crescimento que tem sido bem contínuo. Esperamos ter mais contratações no decorrer do ano - adianta Lidiane.
Feirão Colonial completa 30 anos com homenagem à irmã Lourdes Dill, que se despede da cidade
OPÇÃO
Uma das pessoas que buscam a padaria durante o horário estendido é a policial penal Eloisa Souza, 45 anos. De acordo com ela, Santa Maria precisava dessa opção.
- Já utilizei o serviço e achei muito maravilhoso. Trouxe amigos para cá e eles também gostaram muito. Acho super necessário. Foi maravilhoso terem colocado 24 horas - avalia.
Além da padaria, há outras quatro lojas Oba! na cidade, que ficam na Avenida Presidente Vargas, na Rua Alberto Pasqualini, no Exército e no Shopping Praça Nova. Mas esses locais não abrem durante a madrugada.
MUDANÇA
Depois de 11 anos operando 24 horas, a Subway da Avenida Fernando Ferrari foi obrigada a fechar as portas, em agosto de 2020, porque o Plano Diretor de Santa Maria não permitia o funcionamento de lanchonetes durante a madrugada. Na ocasião, o Diário publicou reportagem sobre o fato, e a vereador Deili Silva (PSD) ingressou com projeto de lei que acabava com a restrição de horário.
A proposta foi aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) em fevereiro de 2021. Em julho do ano passado, a Subway recebeu o alvará que, finalmente, liberava a abertura 24 horas.
- É um grande avanço. Isso nos mostra o quanto se pode evoluir em Santa Maria - disse, na época, o presidente da Associação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Agências de Viagens (Ahturr), Emerson Nereu.