Santa Maria

Aplicativo da prefeitura permite denúncias, acesso a guias do IPTU e informações de trânsito

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário) 

O aplicativo de celular Santa Maria de Todos Nós foi lançado na manhã desta terça-feira sendo um novo canal de interação entre os cidadãos e a administração municipal. Por meio da plataforma, os contribuintes poderão, por exemplo,fazer registros de problemas no trânsito como os relacionados aos semáforos e acidentes, comunicar a necessidade de reparos na iluminação pública, fazer denúncias à Guarda Municipal, além de terem acesso às guias de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Para a secretária de Finanças do município, Michele Antonello, o aplicativo é um facilitador a ser somado às ações que a prefeitura já está desenvolvendo por outros meios, evitando a necessidade de presença física do contribuinte no centro administrativo. Isso em um cenário como Santa Maria, com 150 mil carnês "Até porque nosso público é de idosos. Então a gente está procurando trazer uma maior facilidade para que as pessoas possam aguardar chegar seu carnê pelos Correios ou tirar pelo aplicativo", explica Michele.
O APP está disponível para download na Play Store, para Android, e na App Store, para iOS, podendo ser localizado com a busca por"Prefeitura de Santa Maria". Entre as novidades está a atualização em tempo real sobre alterações no trânsito. Em casos de bloqueios em vias públicas, em decorrência de obras ou eventos, por exemplo, uma notificação será enviada para os celulares.
Além disso, há também a possibilidade de serem encaminhadas, junto a alguma denúncia para a Guarda Municipal, fotografias. Com essa funcionalidade, o cidadão tem opções de fazer registros sobre dano ao patrimônio público, pichação, descarte irregular de resíduos e ocupações de áreas públicas. As denúncias também são georreferenciadas, o que facilita o atendimento da demanda por parte do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
De acordo com o Secretário de Inovação e de Tecnologia da Informação, Tiago Martini Sanchotene, novas funcionalidades devem ser lançadas no próximo ano. " O aplicativo não pode deixar de ser atualizado. A gente vai fazer mudanças constantemente para poder entregar sempre uma solução melhor para o contribuinte", afirma, ao explicar que as demandas serão direcionadas de maneira funcional.

APP SANTA MARIA DE TODOS NÓS 

  • Registro de problemas no trânsito e nos semáforos
  • Registro de reparos na energia elétrica
  • Acesso a guias do IPTU
  • Registro de danos a patrimônio público
  • Reparos na energia elétrica 
  • Registro de descarte irregular de resíduos
  • Registro de ocupações de áreas públicas
  • Recebimento de informações em casos de bloqueios em vias públicas
  • Encaminhamento de foto junto de alguma denúncia para a Guarda Municipal

*Com informações da Prefeitura



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