Mercado aquecido

Acelera a venda de veículos seminovos no Estado

Luiza Oliveira

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Os números das vendas do mercado automobilístico em 2015 foram desanimadores: tanto para os carros novos quanto os usados mais antigos tiveram queda de procura. Em Santa Maria, houve uma diminuição de quase 20% nas vendas de automóveis zero km no ano passado em comparação com 2014. No mesmo período, os usados apresentaram uma queda de 1% nas vendas. Apesar do desaquecimento de todo o setor, um número foge do padrão: a venda dos seminovos (veículos de zero a três anos) subiu 26% no Rio Grande do Sul em 2015 em relação a 2014.

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Para o professor de Economia, Alexandre Reis, do Centro Universitário Franciscano (Unifra), a explicação está na elevação das taxas de juros dos parcelamentos. Até o final de 2014, os carros novos tinham subsídio das montadoras e de bancos conveniados, o que causava uma diminuição dos juros. Além disso, o governo federal retirou o IPI reduzido, o que refletiu em um aumento de preços dos zero quilômetro nas  concessionárias.

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– No caso dos seminovos, ainda tem o poder de barganha, que é maior quando se negocia um carro usado. O consumidor percebe que ele tem de dispender um valor maior para comprar um carro zero, então prefere um carro usado, mas mais novo do que aquele que ele deseja trocar – explica Reis.

Em alta

Mario dos Santos Junior, proprietário da Mario Automóveis, explica que o aumento do preço dos novos impactou na procura pelos usados. A opinião é compartilhada por
outros vendedores.

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Para o proprietário da Superauto, Carlos Costabeber, o pico de vendas de carros novos foi em dezembro de 2014, com 400 veículos. Um ano depois, houve uma redução para 237. Porém, em relação aos seminovos, a venda dobrou com o passar do ano. Em 2015, foram vendidos 120, diferente dos 60 de 2014.

– A diminuição do poder de compra de veículos novos se deu por quatro motivos: endividamento, antecipação de grandes compras, aumento dos juros e desemprego – aponta Costabeber.

Escolha acertada

O vendedor Roberson Pereira, 34 anos, trocou de carro neste mês. Depois de pesquisar, ele preferiu adquirir um seminovo. Pereira conta que a escolha foi baseada nas condições oferecidas e no preço. Além disso, por trocar de carro a cada dois anos, a garantia oferecida pelos fabricantes se torna menos necessária para ele. Além disso, explica que o novo tinha um bom negócio para a versão 1.0, mas não para o 1.4, que atenderia melhor as suas necessidades.

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– Antes de comprar um seminovo, faço test drive, vejo se não tem nenhuma batida e levo um mecânico para conferir – diz Pereira.

O representante comercial Rodrigo Arenhart, 24 anos, conta que sempre adquiriu veículos seminovos. Com o valor pago por um novo, consegue adquirir um modelo mais completo seminovo.

– Como o carr"

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