Varejo

55% dos lojistas gaúchos pretendem investir em 2018, segundo pesquisa


Foto: Deni Zolin (Diário)

Uma pesquisa da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV) traz mais esperanças de que 2018 será um ano de reação na economia. Conforme dados da AGV após consultar 135 entidades de todo o Estado, 55% dos empresários do comércio gaúcho projetam investir no próximo ano, enquanto 28% ainda não têm definição e 17% descartam essa possibilidade. Dentre os que vão investir, entre os destinos desses recursos aparecem novos pontos ou lojas (36%), reformas/melhorias (24%), tecnologia (18%), treinamento(12%), entre outros. O levantamento identificou que 59% dos entrevistados espera um período melhor para 2018.

Comércio de Santa Maria tem pequena melhora nas vendas de Natal

Para o presidente da AGV, Vilson Noer, a volta da geração de empregos no Estado e investimentos como os novos shoppings em Canoas e Santa Maria fizeram com que mais gente voltasse a ficar empregada, aumentando a renda e o poder de compra. Para 2018, ele projeta que, se o PIB crescer 3% no país, o varejo gaúcho terá crescimento nominal de 7,5% nas vendas.

Funcionamento da nova rede de água de Camobi deve ficar para 2018

O que preocupa é a inadimplência, que se manteve com viés de alta em função da ampliação das vendas a prazo e o maior endividamento familiar no período. Os indicadores cresceram nos últimos 5 anos, passando de 10% em 2012 para 13,2% na média de 2017, sendo projetado um percentual de 12,8% para o próximo ano. Mas a AGV avalia que, com a queda da Selic e dos juros, a inadimplência tenderá a baixar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Quem são os 20 clientes que ganharam R$ 1 mil em promoção de shopping de Santa Maria

Santa Maria gerou 1.285 empregos em 2017 Próximo

Santa Maria gerou 1.285 empregos em 2017

Economia