Posse responsável

'IPTU Solidário' prevê descontos para quem adotar animal de rua em Santa Maria

Jaiana Garcia

A vereadora Deili Granvile Silva protocolou nesta quarta-feira uma sugestão de projeto de lei que trata da implantação da política de incentivo da adoção de animais abandonados em Santa Maria. O projeto chamado de "IPTU Solidário" prevê a criação de políticas de apadrinhamento, lares temporários ou adoção definitiva de animais de rua. Além disso, os contribuintes que se candidatarem para a adoção responsável poderão receber descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

As pessoas que se candidatarem, deverão assinar um termo de responsabilidade pela guarda do animal e estará sujeita a fiscalização e penalidades caso descumpra o que está previsto no regulamento. As entidades de proteção aos animais também ganharão benefícios fiscais quando atuarem no auxílio de emergência e risco. Se a lei for aprovada, a porcentagem de descontos ainda será definida.

— Precisamos resolver de imediato questões relacionadas ao crescente número de abandono de animais na cidade, em especial, pela conscientização da sociedade para uma posse responsável — afirma Deili.

A vereadora também destaca que está monitorando a situação da implementação da Lei Municipal n° 5552/2011, a qual prevê a obrigatoriedade da identificação eletrônica (microchip) em todos os animais domésticos da cidade. O projeto do IPTU Solidário deve passar pela apreciação do prefeito Cezar Schirmer e, em seguida, votado em sessão da Câmara de Vereadores.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Soja e gado são os produtos mais valorizados em 10 anos

Próximo

Prefeitura aprova edital de licitação dos táxis em Santa Maria

Economia