semeadura

Região Central chega a 33% da área plantada de arroz

18.398

Foto: Renan Mattos (Diário)
De acordo com dados do Irga, já foram plantados 43,5 mil hectares dos 130,2 mil previstos

O clima ajudou e os produtores gaúchos souberam aproveitar a semana para evoluir consideravelmente na semeadura de arroz. A Região Central chegou a 33,45% da meta, ou seja, já foram plantados 43,5 mil hectares dos 130,2 mil previstos. Os dados são do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) e foram atualizados até a última quinta-feira.

No centro do Estado, o instituto contempla Cachoeira do Sul, Rio Pardo, Santa Maria, Restinga Sêca, São Sepé, Candelária, Caçapava do Sul, São Pedro do Sul, Formigueiro, Agudo e municípios menores ao entorno dessas cidades. Dentre essas, Cachoeira do Sul tem a maior área plantada do grão.

Eventos sociais podem ser retomados com restrições no Estado

A região do Estado que alcançou o maior índice foi a Zona Sul, que já registra 92,18% dos trabalhos concluídos. Dos 160,2 mil hectares previstos no local, 147,7 mil estão semeados.


O período de plantio começou na primeira quinzena de setembro e se estenderá até novembro. A colheita se iniciará na segunda quinzena de fevereiro e vai até meados de abril. Se, por um lado, o tempo seco foi importante para a aceleração do trabalho nas lavouras, agora, a chuva será determinante para o desenvolvimento das plantas.

- O período ideal de plantio vai até 20 de outubro. Estamos saindo da melhor época de semeadura para obtenção de altas produtividades. Este ano, vamos entrar novembro em alto vapor. Por outro lado, a chuva dos últimos dois dias irão garantir a emergência dessas lavouras que foram semeadas no pó. Estava bastante crítica a situação. Se não chovesse teriam de ser banhadas para nascer. Aí complica bastante o planejamento, especialmente na questão de controlar plantas daninhas, entre outros tratos - explica o agrônomo Pablo Mazzuco Souza, do Irga Santa Maria.

O preço da saca do arroz, pelo menos por enquanto, anima os agricultores. Ontem, o grão chegou a R$ 101, mais que o dobro do valor registrado em outubro de 2019, em torno de R$ 45,90.

Depois da chuva, temperaturas vão cair em Santa Maria

NO ESTADO

No Rio Grande do Sul, já foram 619,1 mil (63,88%) de um total de 969,1 mil hectares. Os dados foram coletados pelas equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga junto aos produtores das seis regionais do instituto.  

Para o diretor técnico do Irga, o engenheiro agrônomo Ivo Mello, os números apresentados pelo levantamento são positivos.

- Estamos iniciando bem a safra 2020/2021. Temos uma boa porcentagem, em todo o Estado, de área semeada na época recomendada. Como tivemos pouca chuva, isso facilitou para que o produtor pudesse avançar dentro do mês de outubro com uma área semeada muito significativa. Um dos melhores avanços dos últimos anos - comenta Mello.

Do semeado até o momento, 215,9 mil hectares estão na fase de emergência (quando a planta começa a emergir, logo após a semeadura), enquanto 167,3 mil encontram-se na fase vegetativa (período de três a quatro semanas que vai da germinação da semente aos primeiros sinais da panícula).

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Entidades definem 10 medidas prioritárias para amenizar efeitos da estiagem

Próximo

VÍDEO: agricultores se preparam para uma nova temporada de seca

Agronegócio