agronegócio

Evento técnico de manejo do arroz e da soja na Região Central do Estado ocorre dia 24

Joyce Noronha

Foto: Divulgação

Ser um produtor rural é manter contato com a natureza e, hoje em dia, também com a tecnologia. Com isso em mente, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promove no dia 24 de janeiro o Dia de Campo Regional do Irga - Região Central, que vai debater sobre melhorias na produção de arroz.

Com o tema Manejos de Arroz e Soja em Terras Baixas, o evento ocorre no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), das 7h às 16h, é gratuito e tem como público alvo agricultores e pessoas do setor arrozeiro. As inscrições serão feitas apenas no dia 24, às 7h, antes do começo das atividades.

UFSM sedia evento técnico de manejo do arroz e da soja na Região Central do Estado

O responsável pelo Irga Santa Maria, o engenheiro agrônomo Gionei Alves de Assis, conta que esta é a quarta edição do Dia do Campo Regional do instituto, mas é a primeira em parceria com a UFSM, mais especificamente com participação do Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado (GPAi).

- Vamos visitar quatro estações de pesquisas do GPAi, pela parte da manhã, e à tarde teremos oficinais sobre rotacionamento entre arroz e soja, plantas daninhas e assuntos técnicos. Esta parte vai contar mais com a participação dos produtores, que apresentar depoimentos - diz o responsável pelo Irga Santa Maria.

Assis estima que cerca de 1,2 mil pessoas participem do evento e lembra que os 10 escritórios regionais da Região Central do instituto organizam excursões para o Dia de Campo. Assim, interessados em participar das atividades devem entrar em contato com as setoriais do Irga para saber detalhes sobre as viagens para Santa Maria.

INTEGRAÇÃO

O líder do GPAi e professor do Departamento de Fitotecnia da UFSM, Ênio Marchesan, conta que o grupo costumava fazer uma atividade para apresentar aos arrozeiros os resultados dos estudos. Ele avalia que integrar o evento do GPAi ao do Irga aumenta a qualificação, principalmente, pela troca de experiências e informações entre produtores e estudantes da universidade.

Marchesan diz que o GPAi trabalha com áreas didático-experimental, em que plantam e cultivam arroz em terras baixas para avaliar as etapas da produtividade e as particularidades de destes terrenos.

- Vamos mostrar os resultados que já encontramos para arroz e soja nas terras baixas, além de mostrar para os produtores como fazemos as pesquisas. Eles vão conseguir entender como é nosso trabalho para auxiliarmos o dia a dia deles - explica o professor.

PROGRAMAÇÃO

Estações técnicas

Inscrições: 7h 

Início: 7h30min 

Local: Centro de Eventos da UFSM 

O que será tratado: 

  • Manejo de plantas daninhas; 
  • Semeadura direta de arroz e soja;
  • Soja: Aspectos físicos e químicos do solo
  • Manejo de cultivares de arroz
  • Qualidade de sementes.

12h: Abertura oficial do Dia de Campo e Almoço

Oficinas técnicas

Local: Centro de Eventos da UFSM 

O que será tratado: 

  • Plantas daninhas: identificação, fitotoxidade e tecnologia de aplicação 
  • Sistemas de Produção: depoimento de produtores
  • Soja em Terras Baixas: depoimento de produtores
  • Manejo de nitrogênio em arroz
  • Culinária a base de arroz - Provarroz

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prazo para regularizar licenciamentos ambientais de irrigação encerra em fevereiro Anterior

Prazo para regularizar licenciamentos ambientais de irrigação encerra em fevereiro

1ª edição de 2019 do Feirão da Gare ocorre nesta quarta-feira Próximo

1ª edição de 2019 do Feirão da Gare ocorre nesta quarta-feira

Agronegócio