Atleta olímpica

VÍDEO: Maria Portela visita Santa Maria antes de embarcar para a Olimpíada

18.388

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Fabiano Marques (Especial/Diário)
Atleta está próxima de participar pela terceira vez dos Jogos Olímpicos

Uma última visita para recarregar as energias antes de encarar um dos maiores desafios da carreira. A judoca Maria Portela esteve, no último final de semana, em Santa Maria, para visitar os familiares.

A vinda à cidade antecede a reta final de preparação para o Mundial do Judô, que ocorre de 6 a 13 de junho, em Budapeste, na Hungria, e as Olimpíadas de Tóquio, previstas para 23 julho a 8 de agosto.

- O calor da família renova as energias. Vim para dar um tchau. Tenho dois compromissos em sequência que são o Mundial e os Jogos Olímpicos e visitei a família. Assim descanso um pouco - disse a atleta.

VÍDEO: Maria Portela é campeã de torneio na Geórgia e fica mais perto da vaga olímpica

Maria Portela mora em Porto Alegre, onde treina na Sogipa. Ela embarca para o campeonato mundial no próximo dia 3. Após a competição na Hungria, ela retorna à capital do Estado e fica no aguardo do anúncio oficial da equipe brasileira olímpica de judô. Natural de Júlio de Castilhos, e revelada pelo Projeto Mãos Dadas, a judoca está prestes a ir para a terceira Olimpíada. Elá já esteve em Londres 2012 e no Rio 2016.

- Aprendi com as duas experiências anteriores que eu já tive. A sede e a vontade de vencer estão ainda maiores. Porém, agora focando no que é mais importante, que são os resultados - comenta Maria Portela.

Com a sexta posição no ranking na categoria peso médio até 70kg, a vaga em Tóquio está encaminhada.

- Estou bem tranquila com relação à classificação olímpica. É a hora de observar as adversárias. Ganhei o Grand Slam na Geórgia, fiquei em quinto na Rússia, sou uma das cabeças de chave. Agora é lapidar detalhes para estar na melhor forma nas minhas lutas - complementa.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: (CBJ/Divulgação)

Bem ranqueada e com a medalha de ouro no Grand Slam da Geórgia, em março, atleta tem a classificação encaminhada

Conforme calendário previsto, na Olimpíada, Maria Portela deve lutar em 28 de julho.

Leia mais sobre Esportes

A pandemia

A pandemia irá impor uma série de diferenças na rotina dos atletas. Algo bem diferente do que a judoca viveu em Londres e no Rio de Janeiro.

- A principal diferença que eu vejo é não ter o calor da torcida. Além disso, ainda mais no Japão, os protocolos são rígidos. Os testes devem ocorrer a cada dois dias. Isso é uma experiência totalmente nova. Viveremos em uma bolha, isolados, porque a ideia é que estejamos competindo, mas que todos sejam cuidados para poder voltar de lá com saúde - conclui a Raçudinha dos Pampas.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Para confirmar vaga, Inter recebe o Always Ready

Próximo

VSMAE e Vôlei União participaram de torneio em Passo Fundo

Esportes