Verdades e mitos da altitude: especialista da UFSM fala sobre desempenho de atletas em condições adversas

Verdades e mitos da altitude: especialista da UFSM fala sobre desempenho de atletas em condições adversas

Foto: Lucas Uebel (Grêmio)

Jogadores do Grêmio realizaram treino regenerativo no hotel Camino Real, em Santa Cruz de la Sierra, durante a tarde de segunda-feira (1°).

O Grêmio enfrenta o The Strongest nesta terça-feira (2) na estreia da Libertadores 2024. Um dos principais desafios da equipe de Renato Portaluppi é a altitude de 3.600 metros de La Paz, capital da Bolívia. Em Santa Maria, um laboratório na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) avalia possíveis situações adversas encontradas nessas condições. O professor responsável do Centro de Pesquisa em Ambiente Simulado (Cepas), Luiz Osório Portela, esteve no Papo D Esporte, da Rádio CDN (93.5 FM), para falar sobre o assunto.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Inaugurado em 2015, o Cepas surgiu de um convênio entre a instituição e o Ministério do Esporte. O local possui esteira de alto desempenho e câmaras para simulação de altitude. 

Testes

O Cepas foi pensado para realizar testes com atletas profissionais de diversas modalidades. Além disso, o professor pontua que os equipamentos servem para a prática experimental. Como exemplo, Osório cita um acontecimento em sala de aula, no qual os alunos se dirigiram aos equipamentos para ver as alterações do corpo, na prática, nessas condições:

– Alteração de temperatura, da umidade relativa do ar, no nível de oxigênio e o efeito dessas alterações no desempenho humano são alguns testes. A ideia é elucidar questões em um ambiente, que fora dele não seria possível. O ambiente simulado dá uma prévia do que se vai enfrentar ou quais são as dificuldades de cada atleta. Isso serve para adaptá-los melhor a essas condições enfrentadas. Tem valor didático.

Os testes realizados no laboratório possuem três principais objetivos: diagnóstico, prognóstico para esquemas de partidas e tratamento.

Verdade ou mito?

Traçar uma estratégia é sempre uma discussão antes de grandes partidas: jogar com reservas ou titulares, risco de desgaste e ir em busca de pelo menos um empate? Pelo menos alguma dessas questões foram discutidas na viagem do elenco Tricolor para a Bolívia. Tanto é que os relacionados foram reservas.

Para o professor, a altitude deve ser levada a sério pelos clubes, mas com maior planejamento, visto que de ano em ano ela aparece apenas em épocas de duelos importantes:

– No nível que o Brasil tem, isso não poderia acontecer mais. Pensando principalmente na questão de saúde desses jogadores. Não devemos pensar só no resultado do jogo. Ir sem saber o que pode acontecer foge do conceito de treinamento, que é entendido como uma ação sistemática, no qual tudo é pensado para ter certeza que o resultado possa ser atingido – explica.

Preparo

O professor reforça que o ideal seria pensar nos desgastes durante e no pós-jogo. A melhor estratégia seria adaptar os jogadores com maior antecedência. Osório já esteve presente em jogos na altitude de La Paz e em Potosí com equipes como Corinthians, Goiás e Flamengo. Com o Corinthians, na Bolívia, o professor relata que foi com o médico do clube antes da partida e a preparação dos jogadores foi feita previamente, em São Paulo.

– Quando vi os atletas no vestiário (em La Paz), percebi a gravidade da situação. Olhamos a palidez deles, coisas que até para mim foi uma surpresa – disse.

Na ocasião, em 2003, o Corinthians jogou contra o The Strongest e ganhou por 2 a 0. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ingressos para a estreia do Soldiers no Gauchão estão à venda Anterior

Ingressos para a estreia do Soldiers no Gauchão estão à venda

Grêmio e Inter estreiam nas competições continentais nesta terça; saiba onde assistir Próximo

Grêmio e Inter estreiam nas competições continentais nesta terça; saiba onde assistir

Esportes