Sob rodinhas

Skatistas de Santa Maria fazem 'caixinha virtual' para competir em Candiota

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

O 1º Candiota Skate Street acontece no próximo domingo no município da região sul do Estado. E Santa Maria vai ter representantes na competição. São 10 skatistas que viajam para o campeonato. Para tentar abater parte dos gastos, eles criaram uma caixinha virtual com arrecadação espontânea de qualquer valor.

Atletismo UFSM vence em três categorias da 3ª Meia Maratona de Santa Cruz do Sul

COMO AJUDAR

Pix

  • Chave (celular): 55984111552
  • Nome: Mayara do Nascimento Ody

Todos participam do projeto Bora Skatear, projeto que reúne skatistas na Praça do Mallet e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Bairro Nova Santa Marta. Um deles é Richard Chagas, 20 anos, que idealizou as aulas.

- Não dá para mentir, sempre tem nervosismo. Mesmo que eu corra desde os 13 anos, quando fui para Santa Catarina. Mas estou feliz que vai mais gente junto - diz ele, que vai disputar na categoria amadora.

São cerca de quatro horas de viagem entre Santa Maria e Candiota. Os santa-marienses vão com uma van alugada às 4h de domingo. A ideia é chegar cedo, mesmo que o campeonato comece às 14h.

- A gente não é acostumado a andar em pista de skate. Vamos chegar bem cedo para todo mundo treinar o suficiente na pistar - conta.

Inscrições para o 1º Bike Tour em Caçapava do Sul terminam na quinta-feira

Santa Maria terá representante nas três categorias. Além do amador, Pietro Gabriel Ody dos Santos, 14 anos, vai correr pela categoria mirim. Recentemente, ele já venceu um campeonato em Dom Pedrito, na primeira participação em competições.

- Me esforcei para ganhar o outro campeonato e vou me esforçar do mesmo jeito - diz.

Na categoria iniciante, um dos santa-marienses é Mateus Vivian Sisto, 17 anos. É o primeiro campeonato dele, mas o skatista garante que vai continuar na busca por mais competições.

- Nervoso, certo, mas faz parte - resumiu.

Dos 10 competidores de Santa Maria, dois disputam a categoria mirim, até 15 anos. Cinco, a iniciante. E três, a amadora. Quem tem 15 anos, mas já desenvolve boa prática pode disputar nas outras categorias. O nível amador é dividido em 1 e 2. O primeiro é o mais próximo do skate profissional.

O 1º Candiota Skate Street será na pista pública da Vila Operária. Além do torneio, o evento vai reunir 15 grupos de rap e terá distribuição de erva mate para quem for acompanhar. Para ajudar os skatistas de Santa Maria com qualquer valor, basta fazer um Pix para a chave 55984111552 (celular), cuja responsável é Mayara do Nascimento Ody.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Matematicamente rebaixado, São Gabriel espera por decisão no 'tapetão'

Próximo

Atletismo UFSM vence em três categorias da 3ª Meia Maratona de Santa Cruz do Sul

Esportes