Série Ouro: cinco times da região disputam as oitavas da elite do futsal gaúcho

Série Ouro: cinco times da região disputam as oitavas da elite do futsal gaúcho

Foto: Lucas Trindade

Independente foi a última equipe da região a garantir a classificação às oitavas

A fase de oitavas de final da Série Ouro de Futsal começa neste sábado (13), com forte presença de times da região. Nada menos que cinco equipes de municípios que compõem a área de abrangência do Diário de Santa Maria estão entre as 16 melhores do campeonato estadual: UFSM Futsal (Santa Maria), Figueira (Tupanciretã), SER Santiago (Santiago), Independente (Lavras do Sul) e AFA (São Francisco de Assis). 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Somados a outro representante da Região Central, o São José de Cachoeira do Sul, o território concentra o maior número de classificados às eliminatórias da competição estadual.


Em busca de revanche

Federal busca revanche contra rival que a eliminou em 2024Foto: Inácio Gonçalves Boelter/UFSM Futsal

A expectativa maior recai sobre a UFSM Futsal, que estreia no sábado (13), às 20h45min, no Centro Desportivo Municipal, diante da AFA, de São Francisco de Assis. O duelo carrega um ingrediente especial: é a chance de revanche. Em 2024, as duas equipes se enfrentaram também nas oitavas, com eliminação dramática da UFSM: derrota no jogo de ida, vitória no tempo normal na volta, mas queda na prorrogação.

Agora, com campanha de seis vitórias, dois empates e quatro derrotas na fase classificatória, o time santa-mariense busca avançar para as quartas e tentar repetir 2022, quando chegou às semifinais da competição. Já a AFA chega às oitavas após campanha sólida no grupo liderado pelo Atlântico, de Erechim. Com seis vitórias, três empates e três derrotas, o time de São Franciso de Assis terminou na terceira colocação.

Sobre as duas partidas, o ala da UFSM Futsal, Lucas Senna, não escondeu o sentimento de revanche: 

– A gente sabe da qualidade da AFA. Já temos pensado nisso há três semanas, porque houve essa pausa entre a fase classificatória e as oitavas. São jogos diferentes, o jogo numa quadra grande e em uma pequena exige uma preparação diferente. É uma revanche, mas nesse ano o primeiro jogo é aqui e por isso a gente conta com o apoio da torcida no CDM – comentou o atleta no programa Papo D Esporte da Rádio CDN, que recebe nesta sexta-feira o treinador Gabriel Pranke e o ala Pepo para mais detalhes da preparação da Federal.


A força da região

SER Santiago é quem fez a melhor campanha entre os times da regiãoFoto: SER Santiago/Divulgação

Outra potência é a SER Santiago, dona da melhor campanha entre os times da região: oito vitórias e apenas duas derrotas, em 10 jogos disputados. A equipe repete o protagonismo de 2024, quando chegou até a semifinal e foi eliminada pela poderosa ACBF, que acabou com o título gaúcho. Na terça-feira (9), Santiago voltou a enfrentar a equipe de Carlos Barbosa, dessa vez pela final da Copa RS. Com derrotas nos dois confrontos, a representante da região terminou com o vice do torneio que garante vaga para a Copa do Brasil de Futsal. 

Nas oitavas de final da Série Ouro, a SER Santiago fará um duelo regional contra o Independente, de Lavras do Sul. O primeiro confronto está marcado para o fim do mês, no dia 27 de setembro. Isso porque a equipe lavrense precisou passar pela repescagem, contra a SER Alvorada, para avançar às oitavas de final da competição. Diferente da equipe de Santiago, o Independente enfrentou mais dificuldades na competição: são 14 jogos, cinco vitórias e nove derrotas. 

Independente foi buscar na repescagem a vaga nas oitavas de finalFoto: Lucas Trindade


O confronto mais difícil

O Figueira tem a vida mais complicada. Na primeira fase, os representantes de Tupanciretã fizeram a pior campanha entre as equipes da região, com oito derrotas, um empate e três vitórias. Entretanto, um dos triunfos é significativo: no Ginásio Bonumazão, venceu a poderosa ACBF por 3 a 1, no começo de julho. Mesmo assim, terminou como último classificado do grupo.

O confronto das oitavas não poderia ser mais difícil: o tradicional Atlântico, de Erechim. No sábado (13), às 20h, recebe novamente um dos gigantes do Estado em sua quadra. Campeão da Liga Nacional de Futsal em 2023 e da Copa do Brasil em 2024, o time de Erechim terminou a primeira fase com oito vitórias, três empates e apenas uma derrota em 12 jogos.

Os últimos duelos entre os dois também não animam os tupanciretanenses. Na Copa RS de 2024, as equipes se enfrentaram duas vezes, com duas goleadas do Atlântico, que terminou com o titulo.

Figueira busca mais uma vez derrotar um dos gigantes do EstadoFoto: Wendell Pivetta/Figueira


Oitavas de final - Jogos de ida

Sábado (13)

20h

ATF/Otimiza x Sercesa

Figueira x Atlântico

São José x Russo Preto

Jaguarão Futsal x ACBF

AVF x ANPF/LYON

Riograndense x ABF

20h45min

UFSM Futsal x AFA

Sábado - 27/9 - 20h
Independente x SER Santiago




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria Judô conquista bicampeonato de torneio internacional Anterior

Santa Maria Judô conquista bicampeonato de torneio internacional

Atletas do ATC conquistam medalhas na Copa Esteio de Poomsae Próximo

Atletas do ATC conquistam medalhas na Copa Esteio de Poomsae

Esportes