Foto: Luís Gustavo Santos
Sem dúvidas a temporada 2024 será diferente para Chiquinho Resende, 42 anos. Com o encerramento da carreira em setembro, o ex-meia do Inter-SM, já atua em outra função na Baixada.
Desde o início do mês, Chiquinho é o gerente de futebol do Alvirrubro e já trabalha junto com a comissão técnica de Daniel Franco no planejamento do próximo ano.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nesta quarta-feira (22), o dirigente participou do programa Papo D Esporte, da rádio CDN 93.5 FM e falou sobre os primeiros dias nessa nova etapa da sua carreira:
– Eu costumo brincar com o pessoal que indiretamente eu já exercia essa função como atleta. Eu sempre tive esse perfil organizacional para facilitar a vida dos jogadores. Existem muitos projetos que o clube está idealizando e logo devem ser concretizados. Mas enquanto isso não acontece, continuamos trabalhando nos bastidores para ter sucesso. Quando o atleta chegar no Inter-SM para a temporada 2024, vai ver que o clube está se desenvolvendo e quer se tornar uma referência dentro do Estado.
Ele também falou sobre a preparação do time para a disputa da Divisão de Acesso. Mesmo sem a presença do técnico Daniel Franco em Santa Maria, ele conta que os trabalhos de prospecção e monitoramento de atletas continuam em conjunto.
– Olhamos muitos jogos para conhecer os atletas. Não olhamos só o "DVD" porque ali só tem a parte boa do jogador. Temos que entender como o atleta é, como ele se comporta em jogos decisivos. São comportamentos que tornam esse jogador competitivo no Inter-SM. Estou procurando estudar e ler muito sobre dados científicos para agregar na nossa análise – revela o gerente de futebol.
- Menina revelada em Santa Maria é convocada para a seleção brasileira sub-15 de futebol
- Com meta de 700 doações, campanha Gre-Nal pela Vida é lançada em Santa Maria; saiba como participar
Elenco
Até o momento o Inter-SM já confirmou alguns nomes que vão compor o elenco. Muitos atletas anunciados foram emprestados para times que disputam as primeiras divisões estaduais nos meses iniciais do ano. Após o término das competições, esses jogadores voltam ao Presidente Vargas para vestirem a camisa alvirrubra.
- Lateral-direito: Lucas Evangelista
- Zagueiros: Jean Pablo, Tairone e Hugo
- Laterais-esquerdos: Alan Bald e Márcio Goiano
- Volantes: Allan Christian, Mateus Santana e David Cunha
- Meio-campo: Jean Roberto e Artur Christo
- Atacantes: Wilson Júnior, Tcharles
- Centroavantes: Michel e David Batista
Jarro e Cadinho, que passaram recentemente pelo clube, também devem ser anunciados. No caso de Jarro, existe a expectativa de que seja acatado um recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) na punição do atleta por envolvimento com apostas esportivas.
Ainda não há data exata para o início da apresentação dos atletas, mas há uma previsão de que seja nos últimos dias de fevereiro. Chiquinho ressaltou que a manutenção de parte do elenco da última temporada será um fator fundamental para alcançar o sucesso no futuro.
– Esse ano vamos acompanhar com rigor a minutagem de cada atleta já que quase todos os jogadores estarão em atividade em outros times. O comprometimento será muito maior e os atletas vão entender isso quando chegarem. Quem permaneceu no clube terá uma responsabilidade maior. Daremos todas as condições para eles darem as melhores respostas dentro de campo – ressalta.
Aproveitamento da base
Chiquinho ainda revelou que o elenco do Inter-SM será composto de pelo menos seis atletas que vieram do time sub-17, campeão da Série A2 na temporada atual. Na manhã desta quarta-feira, o clube oficializou a promoção de três: o goleiro Vitelmo, o zagueiro Eduardo Noal e o lateral-esquerdo Beto.