“Quando o atleta chegar, verá que o clube quer se tornar uma referência no Estado”, afirma Chiquinho, gerente de futebol do Inter-SM

“Quando o atleta chegar, verá que o clube quer se tornar uma referência no Estado”, afirma Chiquinho, gerente de futebol do Inter-SM

Foto: Luís Gustavo Santos

Sem dúvidas a temporada 2024 será diferente para Chiquinho Resende, 42 anos. Com o encerramento da carreira em setembro, o ex-meia do Inter-SM, já atua em outra função na Baixada.

Desde o início do mês, Chiquinho é o gerente de futebol do Alvirrubro e já trabalha junto com a comissão técnica de Daniel Franco no planejamento do próximo ano.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Nesta quarta-feira (22), o dirigente participou do programa Papo D Esporte, da rádio CDN 93.5 FM e falou sobre os primeiros dias nessa nova etapa da sua carreira:


– Eu costumo brincar com o pessoal que indiretamente eu já exercia essa função como atleta. Eu sempre tive esse perfil organizacional para facilitar a vida dos jogadores. Existem muitos projetos que o clube está idealizando e logo devem ser concretizados. Mas enquanto isso não acontece, continuamos trabalhando nos bastidores para ter sucesso. Quando o atleta chegar no Inter-SM para a temporada 2024, vai ver que o clube está se desenvolvendo e quer se tornar uma referência dentro do Estado.


Ele também falou sobre a preparação do time para a disputa da Divisão de Acesso. Mesmo sem a presença do técnico Daniel Franco em Santa Maria, ele conta que os trabalhos de prospecção e monitoramento de atletas continuam em conjunto.


– Olhamos muitos jogos para conhecer os atletas. Não olhamos só o "DVD" porque ali só tem a parte boa do jogador. Temos que entender como o atleta é, como ele se comporta em jogos decisivos. São comportamentos que tornam esse jogador competitivo no Inter-SM. Estou procurando estudar e ler muito sobre dados científicos para agregar na nossa análise – revela o gerente de futebol.


Elenco

Até o momento o Inter-SM já confirmou alguns nomes que vão compor o elenco. Muitos atletas anunciados foram emprestados para times que disputam as primeiras divisões estaduais nos meses iniciais do ano. Após o término das competições, esses jogadores voltam ao Presidente Vargas para vestirem a camisa alvirrubra.

  • Lateral-direito: Lucas Evangelista
  • Zagueiros: Jean Pablo, Tairone e Hugo
  • Laterais-esquerdos: Alan Bald e Márcio Goiano
  • Volantes: Allan Christian, Mateus Santana e David Cunha
  • Meio-campo: Jean Roberto e Artur Christo
  • Atacantes: Wilson Júnior, Tcharles
  • Centroavantes: Michel e David Batista


Jarro e Cadinho, que passaram recentemente pelo clube, também devem ser anunciados. No caso de Jarro, existe a expectativa de que seja acatado um recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) na punição do atleta por envolvimento com apostas esportivas.


Chiquinho participou pro programa Papo D Esporte com Pedro Pavan e Gilson AlvesFoto: Luís Gustavo Santos


Ainda não há data exata para o início da apresentação dos atletas, mas há uma previsão de que seja nos últimos dias de fevereiro. Chiquinho ressaltou que a manutenção de parte do elenco da última temporada será um fator fundamental para alcançar o sucesso no futuro.


– Esse ano vamos acompanhar com rigor a minutagem de cada atleta já que quase todos os jogadores estarão em atividade em outros times. O comprometimento será muito maior e os atletas vão entender isso quando chegarem. Quem permaneceu no clube terá uma responsabilidade maior. Daremos todas as condições para eles darem as melhores respostas dentro de campo – ressalta.


Aproveitamento da base

Chiquinho ainda revelou que o elenco do Inter-SM será composto de pelo menos seis atletas que vieram do time sub-17, campeão da Série A2 na temporada atual. Na manhã desta quarta-feira, o clube oficializou a promoção de três: o goleiro Vitelmo, o zagueiro Eduardo Noal e o lateral-esquerdo Beto.​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jantar marca tentativa de retomada do futebol profissional no Riograndense Anterior

Jantar marca tentativa de retomada do futebol profissional no Riograndense

Menina revelada em Santa Maria é convocada para a seleção brasileira sub-15 de futebol Próximo

Menina revelada em Santa Maria é convocada para a seleção brasileira sub-15 de futebol

Esportes