Na batida do tambor e com capacidade para 20 remadores: conheça a "Canoa do Dragão", nova embarcação que faz sucesso em Santa Maria

Na batida do tambor e com capacidade para 20 remadores: conheça a

Foto: Gabriel Haesbaert

Embarcação pode transportar até 20 pessoas por vez

A Associação Santam-Mariense de Esportes Náuticos (Asena) lança uma novidade nos esportes náuticos. Trata-se da Dragon Boat, também conhecida como Canoa do Dragão. Uma embarcação que comporta até 20 remadores, mais dois tripulantes, que coordenam a direção e o ritmo de remadas na canoa com a batida do tambor.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A Dragon Boat faz parte da cultura Oriental, bastante desenvolvida na China, onde é realizado o Festival do Barco do Dragão.


Em Santa Maria, a modalidade chegou por meio do Programa Canoagem Para Todos III, uma iniciativa da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, que contou com o patrocínio de empresas de Santa Maria para que o projeto pudesse ser desenvolvido na sede da Asena, na barragem do DNOS, no Campestre do Menino Deus.


Quem quiser conhecer a embarcação pode fazer contato com a Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena)Foto: Gabriel Haesbaert

Programa Canoagem para Todos


O projeto pretende beneficiar pessoas em diferentes faixas etárias, compreendidas dos 10 aos 90 anos. Para isso, a Asena estipulou quatro projetos que irão compôr o Programa Canoagem para Todos, são eles:

> Remar Social: atendimento a crianças e adolescentes com idade entre 8 e 17 anos, matriculados em escolas públicas de Santa Maria
Quando: Segundas, quartas e sextas à tarde na Asena, a partir de março

> Remar Olímpico: atendimento a atletas que buscam o desempenho físico na canoagem para competições de nível estadual, nacional e internacional
Quando: Segundas, quartas e sextas à tarde na Asena

> Remar para Vida: atendimento ao Público Idoso, integrantes de grupos de convivência com atividade em Santa Maria
Quando: Quartas à tarde, mediante agendamento prévio com os grupos de terceira idade

> Remar Rosa: atendimento exclusivo ao público feminino com atenção especial às mulheres que venceram o tratamento do Câncer de Mama, o projeto irá integrar o movimento "Remadoras Rosa do Brasil´", que reúne bases de treinamento de canoagem na Canoa do Dragão em diversas regiões do país.
Quando: Encontros aos sábados de manhã, na sede náutica da Asena, a partir de março. Serão 20 vagas


O vereador, profissional de Educação Física e ex-atleta da canoagem Givago Ribeiro atua como voluntário no projeto e conta que essa é a maior canoa com tração a remos que existe no país. Além de Santa Maria, outras duas cidades também fazem parte do Programa Canoagem para Todos e receberam a Dragon Boat para desenvolver a canoagem: Estrela e Caxias do Sul.


– A canoagem de Santa Maria, desde 1998, sempre se destacou no cenário nacional e internacional. Quando eu soube que Santa Maria poderia mais uma vez ser protagonista deste desenvolvimento me dediquei para trazer esse projeto para a cidade e proporcionar aos participantes todos os benefícios que a canoagem pode agregar na saúde física e mental de quem rema, em especial às mulheres que venceram o tratamento do câncer de mama e farão parte do projeto – disse Givago.


*Com informações da Asena


Leia mais:



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Profissional de Santa Maria faz curso para treinador da CBF Anterior

Profissional de Santa Maria faz curso para treinador da CBF

Dupla Rio-Nal vence e garante vaga nas quartas de final do Gauchão de Camisas Próximo

Dupla Rio-Nal vence e garante vaga nas quartas de final do Gauchão de Camisas

Esportes