Foto: Nacional (Divulgação)
Durante a partida entre São Paulo e Nacional, do Uruguai, disputada na quinta (22), válida pelo jogo de volta das oitavas de final da Libertadores, por volta dos 38 minutos do segundo tempo, o zagueiro do clube uruguaio, Juan Izquierdo, 27 anos, passou mal e caiu no gramado desacordado. Prontamente, os médicos foram acionados e uma ambulância levou o jogador para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde foi internado na UTI.
Na sexta (23), foi informado que o atleta teve uma arritmia cardíaca, quando os impulsos elétricos do coração não funcionam corretamente. O hospital informou que foi necessário realizar a ressuscitação pulmonar, a partir do processo de desfibrilação.
No último boletim médico, publicado no domingo (25), foi informado que o jogador teve seu estado de saúde agravado e segue em ventilação mecânica, método que utiliza de uma máquina para auxiliar na entrada e saída de ar nos pulmões.
Confira a nota do Hospital Albert Einstein neste domingo (25):
“Internado desde o dia 22 de agosto de 2024, às 20h55, o paciente Juan Manuel Izquierdo foi submetido a novos exames neste domingo (25/8). A avaliação demonstrou progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana”
Mobilizações
Na partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite de domingo (25), o São Paulo venceu o Vitória por 2 a 1. Na entrada em campo, os jogadores vestiam uma camiseta escrito “Força Izquierdo”, em solidariedade ao jogador uruguaio.
O Campeonato Uruguaio está suspenso. Em outras partes do mundo, jogadores, clubes e federações também têm promovido demonstrações de solidariedade ao atleta.