novidade

Governo libera o retorno de atividades esportivas amadoras no Estado

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Em novo decreto, o governo estadual liberou atividades esportivas em municípios com bandeira amarela ou laranja há pelo menos duas semanas consecutivas. Estão incluídos na liberação atividades que envolvem serviços de educação física, clubes sociais esportivos, clubes de futebol e competições esportivas. Neste caso, o que vale para a permissão são as cores das bandeiras, com os protocolos do Modelo de Distanciamento Controlado do Estado, e não protocolos próprios aplicados em sistema de cogestão. As regras variam para cada tipo de estabelecimento.

Santa Maria pode ter geada no final de semana

Em clubes sociais e esportivos, será permitida a presença de 50% de trabalhadores. A prática de esportes coletivos nas quadras não poderá ter público, e deve respeitar intervalo de uma hora entre jogos e uso intercalado de quadras, para evitar aglomerações e permitir higienização. Espaços de entretenimento, como churrasqueiras e praças infantis, seguem vedados.

Em academias, centros de treinamentos e estúdios, haverá permissão de 50% de trabalhadores presenciais. Deve ser respeitado o espaço de no mínimo 10 metros quadrados por pessoa e uso de equipamentos individuais. 

Também foram liberados treinos em piscinas, com 50% dos trabalhadores presenciais. A prática esportiva deverá ocorrer com uma pessoa por raia para a natação e distanciamento de 10 metros quadrados entre praticantes.

Árbitro Anderson Daronco testa positivo para Covid-19 e fica fora de jogo da Libertadores

Em clubes de futebol profissionais que jogam o Brasileirão e a Libertadores, caso de Inter e Grêmio, é permitida a presença de apenas 25% dos trabalhadores. Treinos e jogos são exclusivos para atletas profissionais e sem a presença de público. Em demais competições esportivas com atletas profissionais será permitido 50% de trabalhadores presenciais, sem público.

Para outros serviços que se enquadram no segmento esportivo, será permitida a presença de 25% dos trabalhadores.

A liberação consta no Decreto 55.482 do governo estadual, publicado na segunda edição do Diário Oficial do Estado da última segunda-feira. Para a realização dessas atividades, é necessário observar as restrições descritas no decreto relativas à pandemia, bem como a Nota Informativa 18 da Secretaria da Saúde (SES).

SANTA MARIA

Como Santa Maria está, atualmente, sob bandeira vermelha, na melhor das hipóteses, com a reversão para bandeira laranja já na próxima terça-feira, as novas regras valeriam apenas no começo do mês de outubro.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Técnico Tite anuncia convocados para os dois primeiros confrontos das Eliminatórias

Próximo

Grêmio joga mal e perde por 2 a 0 para o Universidad Católica

Esportes