![Com 17 gols, santa-mariense é o artilheiro da Série Ouro de Futsal 2023 Com 17 gols, santa-mariense é o artilheiro da Série Ouro de Futsal 2023](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/888545/file/desktop/on000000000002.jpg?1703263660)
Foto: Gabriel Haesbaert/Minha Foto Em Jogo
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/888163/file/desktop/cabe%C3%A7alho.jpeg?1703187843)
A Série Ouro do Campeonato Gaúcho de Futsal, organizado pela Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), terminou com um santa-mariense como artilheiro. Jackson Peranzoni Borges, popularmente conhecido como Tito, conquistou a artilharia com 17 gols marcados pela UFSM Futsal. O camisa 15 da Federal entrou em quadra em 14 vezes e concluiu a temporada com uma média de 1,2 gols por jogo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Apesar do destaque individual, o atleta reconhece a importância dos companheiros de equipe e da comissão técnica da UFSM Futsal.
– Este ano o nosso elenco era formado por jovens com muito futsal no pé. Enfrentamos equipes muito bem estruturadas como Yeesco Sercesa, BGF/AAPF, SER Santiago e o ABF, que era o atual campeão. O projeto da UFSM é gigante para quem gosta de futsal. Tem apoio, estrutura e profissionais de qualidade – afirma Tito.
Mesmo com a UFSM sendo eliminada nas quartas de final para o SER Santiago, o ala liderou o ranking de artilheiros com dois gols a mais do que o segundo colocado.
Tito conta que o enfrentamento contra o União Independente, de São Sepé, no clássico, pois o União foi fundado em Santa Maria e conta com muitos integrantes daqui, foi o jogo mais marcante da temporada.
– Como é bom ver nossos familiares e amigos torcendo por você ou contra também – brinca o jogador.
Nessa partida, válida pela 9ª rodada, Tito marcou o gol de empate da Federal faltando 9 segundos para o fim. O confronto terminou em 3 a 3.
Início no esporte
Essa é a quarta temporada de Tito defendendo as cores da UFSM. Em 2022, ele balançou as redes 12 vezes pela Série Ouro. O atleta iniciou na modalidade com 6 anos, jogando nas quadras do Ginásio Oreco, no Bairro Tancredo Neves. Na época ele era treinado pelos ex-jogadores do Inter-SM, Guinga e Toninho.
Após se destacar no futsal, o atleta foi convidado para jogar no Novo Horizonte. Ainda pelo futebol de campo, Tito disputou o Campeonato Gaúcho pela categoria de base do Grêmio. Ele também atuou nos juniores do Inter-SM.
Antes de chegar a Federal, Tito jogou a Série Bronze pela AIF, de Itaara. Após fazer um bom jogo contra a UFSM, foi convidado para defender as cores laranja, azul e branco.
- Novo Horizonte recebe o Inter-SM pela Copa Regional de Base em duas categorias
- Dupla de Santa Maria é campeã geral do Circuito Gaúcho de Vôlei de Praia
- Maratonista de Santa Maria vence prova no Deserto do Saara
Futuro
Com o encerramento da temporada regular, os times entram em férias e iniciam o planejamento para 2024. É nessa época também que começam as movimentações de atletas entre equipes. Com o destaque na Série Ouro, o interesse de outras agremiações começam a aparecer. Tito revelou ao Diário que há algumas propostas, mas que ainda não decidiu seu futuro:
– Vou analisar com calma ano que vem.
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/888550/file/desktop/tito-1.jpg?1703264061)
Série Ouro decidida fora das quadras
O Yeesco Sercesa, de Carazinho, foi a grande vencedora da competição. Mas, infelizmente, a vitória não veio dentro das quadras. A equipe da SER Santiago desistiu de jogar a final após uma confusão na semifinal com o BGF, de Bento Gonçalves, que terminou no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS).
O Yeesco Sercesa encerrou a Série Ouro com a melhor campanha entre os 13 times. Em 16 jogos, foram 15 vitórias e apenas uma derrota.
No Rio Grande do Sul, há duas competições estaduais. Uma da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), a qual a UFSM disputa. A outra é organizada pela Liga Gaúcha de Futsal (LGF) e conta com times como ACBF, Atlântico e Assoeva.