Foto: Miriam Jeske/COB
O quarto dia de Jogos Olímpicos de Paris foi marcado por uma medalha inédita para o Brasil. Na ginástica, a equipe formada por Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva e Júlia Soares conquistou o bronze na modalidade por equipes. Esta foi a primeira vez que o país atingiu o feito. Na prova, o ouro ficou com os Estados Unidos, de Simone Biles, e a prata foi para a Itália.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O Brasil já era visto como um dos candidatos a medalha na prova. Na prova classificatória, o grupo brasileiro garantiu a vaga na final com uma quarta colocação geral. Além disso, o país vinha de uma medalha de prata no Mundial de Ginástica de 2023 na mesma categoria. Foi a sétima medalha brasileira na ginástica em Jogos Olímpicos. Vale destacar que a primeira conquista foi na edição de Londres, em 2012, o que mostra uma evolução recente do país no esporte.
O Brasil ainda tem chance de medalha em outras finais da ginástica. Na quinta (1°), Rebeca Andrade e Flávia Saraiva competem na categoria individual. No sábado (3), Rebeca disputa a final no salto. No domingo (4), ela retorna para as finais do solo e da trave. Júlia Soares também estará na disputa da trave.
O Time Brasil na terça-feira
Apesar da medalha inédita, a terça-feira começou com resultados negativos para o Brasil. No judô, Ketleyn Quadros e Guilherme Schmidt foram eliminados nas oitavas de final (segunda luta). No tênis masculino em duplas, Thiago Monteiro e Thiago Wild também foram eliminados nas oitavas de final. Outro resultado negativo foi no handebol feminino, que perdeu a terceira rodada contra a França, por 26 a 20. Mesmo assim, o time brasileiro ainda tem chances de classificação.
Em contrapartida, outros atletas deram passos importantes na busca por medalhas. Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano avançaram às oitavas de final do tiro com arco. Outros que se classificaram para as oitavas foram Hugo Calderano, do tênis de mesa, e a dupla Carol Solberg e Bárbara Seixas, do vôlei de praia. No ciclismo BMX, Gustavo Bala Loka ficou com a oitava colocação nas classificatórias e garantiu vaga na final da modalidade.
Na natação, Beatriz Dizotti avançou às finais dos 1500m. Na canoagem slalom, Ana Sátila e Pepê Gonçalves tiveram bom desempenho e estarão nas semifinais da modalidade.
Quadro de medalhas
Destaques da agenda do Brasil em Paris na quarta-feira (31)
Vôlei masculino
4h - Polônia x Brasil
Ciclismo BMX
9h45MIN - Gustavo Bala Loka - final
Canoagem slalom
10h30min - Ana Sátila - semifinal
12h - final
Futebol feminino
12h - Brasil x Espanha
Vôlei de praia masculino
15h - Evandro/Arthur x Schachter/Dearing
Natação
16h10min - Beatriz Dizotti - Final dos 1500m
Boxe
17h08min - Chelsey Heijnen x Bia Ferreira - quartas de final