casa e decoração

Como usar o estilo industrial na decoração em casa

Uma decoração sofisticada e contemporânea. Essa é a principal característica do estilo industrial na arquitetura, que pode ser reproduzido de várias maneiras tanto em casa quanto em edifícios comerciais e escritórios.

De acordo com o arquiteto Felipe Segala Gravina, sócio proprietário da GF Arquitetura Engenharia Construção, os principais elementos que marcam esse conceito são os materiais brutos e expostos, como uma viga aparente, um piso de concreto ou as tubulações, por exemplo. 

-  A gente procura colocar esses elementos pontualmente em alguns locais do projeto para criar um contraponto com algo mais sofisticado e contemporâneo. Por exemplo, uma sala bem minimalista, com um mobiliário conceitual, a gente expõe uma viga ou faz uma iluminação com as tubulações aparentes - explica Gravina. 

O arquiteto aponta que o estilo pode ser aplicado em qualquer tipo de ambiente, como em salas, cozinhas, espaços gourmets, quartos, entre outros. A única restrição é em banheiros com chuveiros, pois, segundo Gravina, como é um cômodo que normalmente tem algum tipo de umidade, o elemento decorativo pode gerar uma dificuldade de limpeza. 

PROJETOS

Clínica Harmonia do Corpo ID: 1333133 ID: 1333131
No local foi realizada uma reforma, com os projetos de interiores desenvolvidos por Gravina e a arquiteta Roberta Noal, com execução da GF Arquitetura Engenharia Construção, concluído em 2020. Na sala multifuncional, onde as restrições técnicas de vigilância sanitária permitiam, foram utilizados elementos da arquitetura industrial, como a laje nervurada em concreto aparente, tirando partido estético deste elemento estrutural. Também foram deixadas as eletrocalhas e os spots aparentes, criando uma iluminação cênica para o espaço.

Casa ID: 1333132 ID: 1333129
Com projeto e execução feitos pela GF e entregues em 2017. Na área social da residência, junto ao acesso principal da edificação, é possível observar elementos da arquitetura industrial, como vigas e lajes de concreto aparente, revestimento em tijolo inglês, reboco rústico com iluminação cênica para ressaltar a textura da parede e uma escada em cascata escultórica com corrimão artesanal em aço carbono, que deixa exposto o concreto cria um contraponto com o revestimento de madeira dos degraus.

Casa ID: 1333130 ID: 1333127
Em outra residência, também desenvolvida e executada pela GF e entregue em 2018, tem elementos semelhantes a anterior. A escada é em cascata de concreto aparente, madeira e serralheira de aço, e a laje de concreto aparente e o tijolo inglês no revestimento das paredes. 

CUSTO
Para usar elementos industriais em um projeto, Gravina afirma que não há um preço extra. Pelo contrário, o cliente pode acabar economizando, pois esse estilo pode gerar uma economia de 10 a 15% no custo da execução em relação a um projeto convencional, principalmente se for em uma reforma:

- O conceito industrial na arquitetura ganhou força recentemente devido ao custo mais baixo. Em uma reforma, por exemplo, a gente consegue suprimir a quebração de parede e o rompimento de vigas, coisas que acabam dispendendo um esforço maior e gera custos - completa o arquiteto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Confira as tendências para tornar seu banheiro mais belo, moderno e funcional

Próximo

Datas marcadas e assinadas