Show, câmera e ação: comunidade é convidada para gravação de documentário na Concha Acústica

Show, câmera e ação: comunidade é convidada para gravação de documentário na Concha Acústica

Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)

Registro da reinauguração da Concha, em 2024.

A Concha Acústica do Parque Itaimbé, um dos palcos mais emblemáticos da cena cultural de Santa Maria, será novamente cenário de apresentações no próximo sábado (13), a partir das 15h.  O público está convidado a prestigiar a estreia ao vivo da banda Ópera Chula, formada por músicos experientes e conhecidos da cena local e, com isso, participar da filmagem produzida pela TV Ovo. O coletivo está gravando cenas da série Rock do K7, que mistura documentário e ficção para contar a trajetória de dez bandas gaúchas. Entre elas, cinco formadas na cidade.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A gravação vai captar uma das sequências finais da série, que conta sobre bandas que, de alguma maneira, repercutiram entre o fim dos anos 1970 e a metade dos 1990. Nesse período,  fitas cassetes eram extremamente significativas e diversos grupos movimentavam o interior do Estado. 


– Estamos revirando um baú cheio de memórias e sentimentos com o Rock do K7 que toca de maneiras diferentes as gerações que se identificam com o estilo musical da série. E essa cena final é mágica, porque ela parece saída de roteiro de ficção, mas é a vida em movimento. Mostra que parte da galera dessas bandas continuam com projetos autorais e movimentando a cena rockeira. E o documentário é o melhor formato para fazer esse jogo de linguagem – destaca Neli Mombelli, que dirige a série junto com Marcos Borba. 


Estreia da Ópera Chula

Banda Ópera ChulaFoto: João Pedro Ribas (TV Ovo/Divulgação)

O evento marcará a primeira apresentação pública da Ópera Chula, sexteto derivado da Magical Mystery BandEntre os integrantes do novo conjunto estão músicos que têm suas histórias contadas no “Rock do K7”. É o caso dos irmãos fundadores da Nocet Renato Molina (voz) e Marcus Molina (voz e baixo), bem como de Guilherme Barros (voz e guitarra), da Doce Veneno. Completam o time Diego Pignataro (violão e teclado) e Eduardo Staudt (bateria), ambos da banda Tia Sú, e Felipe Schroeder (teclados e baixo).

E o grupo já tem música autoral. Três composições estão finalizadas e devem entrar no primeiro EP. Confira uma das produções aqui. 

Sobre a série

O lançamento do documentário está previsto para 2026. Além das bandas de Santa Maria, o projeto aborda grupos de Caxias do Sul, Pelotas e Porto Alegre, como DeFalla, Os Replicantes e Taranatiriça.



A iniciativa tem financiamento do Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul, Pró-Cultura RS, Secretaria da Cultura do RS, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. A realização é da TV OVO, com produção associada da Finish.


Leia mais:



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Academia Santa-Mariense de Letras dá boas-vindas a dois novos integrantes Anterior

Academia Santa-Mariense de Letras dá boas-vindas a dois novos integrantes

Confira os ganhadores do Santa Maria em Dança 2025; organização já planeja a 30ª edição Próximo

Confira os ganhadores do Santa Maria em Dança 2025; organização já planeja a 30ª edição

Cultura