Foto: Fábio Alt (Divulgação)
A produção artística de Santa Maria ganha mais um incentivo neste fim de semana. O projeto Murais do Sul promoverá uma oficina gratuita neste sábado (15), voltada a artistas e interessados no tema. A atividade será realizada no espaço EduTech, na Rua Manuel Ribas, 2038, Centro, com inscrições gratuitas pelo site www.muraisdosul.com.br/oficinas ou pelo Instagram @muraisdosul .
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O encontro é dividido em dois turnos, das 10h às 12h e das 14h às 17h, e vai abordar temas como processos curatoriais e de catalogação, modelos de financiamento, práticas seguras de pintura mural e estratégias de transformação urbana. Depois de passar pela Região Central, as oficinas formativas seguem em Passo Fundo, Ijuí, Pelotas, Capão da Canoa e Novo Hamburgo.
As oficinas
São conduzidas por artistas e profissionais com ampla experiência na área.
- O artista visual, curador e gestor cultural André Venzon ministra a oficina Catalogar é Preciso!, abordando formação de acervo, curadoria e catalogação de arte contemporânea.
- Tio Trampo, artista visual, muralista e arte-educador pioneiro da arte urbana no RS, apresenta Os Desafios do Artista Urbano na Pintura de Grandes Murais, com foco em gestão de tempo, planejamento de layout e segurança em altura.
- A gestora e produtora cultural Juliana Brondani conduz Financiamento através das Leis de Incentivo e Editais, oferecendo fundamentos de gestão cultural e elaboração de projetos, com simulações práticas e estratégias de captação.
- Leonardo Marquez e Isa Scopel, do TransLAB.URB, apresentam Arte Pública, Urbanismo e Transformação Social, discutindo como intervenções artísticas fortalecem a vitalidade urbana e o pertencimento comunitário.
- Vinícius Amorim, Relações Públicas e produtor cultural, compartilha sua experiência em O Poder Transformador da Arte Urbana, com foco em mapeamento de locais, autorizações e captação de recursos, inspirando artistas a transformar cidades em galerias a céu aberto.
Plataforma colaborativa
Além da formação, o Murais do Sul também convida o setor a colaborar com o novo projeto em desenvolvimento: a primeira plataforma colaborativa dedicada à catalogação da arte urbana do Rio Grande do Sul, criada para mapear, registrar e valorizar as produções que transformam o território gaúcho em uma imensa galeria a céu aberto.
A iniciativa, viabilizada por meio de edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), tem como propósito preservar o acervo de arte urbana, estimular novas produções e fortalecer a rede de artistas, produtores e gestores culturais que constroem o cenário das artes visuais no Estado.
A plataforma, acessível em https://www.muraisdosul.com.br, funciona como um banco de dados coletivo, convidando artistas e comunidades a cadastrarem obras, projetos e intervenções urbanas. Interessados podem solicitar um usuário colaborador e contribuir com informações, registros e localizações de murais, grafites, estênceis e outras expressões de arte pública.
Leia mais:
- Espetáculo “O Fantástico Mundo de Natal” encanta Agudo em novembro
- Ateliê Solar recebe nova exposição até dezembro; confira como acessar
- “Todo mundo vai sentir muita falta dele”, diz Evandro Zamberlan que gravou música recentemente com João Chagas Leite