Realizado pela primeira vez em 2021, o Festival Afro-Cultural Aralayo retorna em nova edição nesta sexta-feira (22) em Caçapava do Sul. O evento, que seguirá até domingo (24), deve ocorrer no Clube Recreativo Harmonia e em espaços públicos da cidade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Com programação gratuita, o festival reúne dança, música, teatro, capoeira, percussão, contação de histórias, rodas de conversa, saraus e oficinas de confecção de tambores e bonecas abayomi. O público também poderá assistir a apresentações e shows.
O objetivo é valorizara memória, os saberes e as expressões do povo negro no Pampa Gaúcho, promovendo integração entre artistas e comunidade. Caçapava do Sul, reconhecida como Geoparque UNESCO, tem forte tradição afro, com grupos como Clara Nunes e Herdeiros da Ginga, dois clubes sociais negros e uma cena ativa de hip hop e rap.
Homenagens
Durante a festividade, será realizada uma homenagem aos 25 anos da presença do Tambor de Sopapo, reconhecendo-o como elo ancestral da negritude e símbolo da cultura afro-gaúcha. Também deve ser lançada uma moção pública para a construção de um monumento.
Enraizado em Caçapava do Sul por mestres como Giba Giba, José Batista, Edu do Nascimento e Tio Cida, diretor do Grupo Clara Nunes (na foto abaixo), o sopapo é mais que um elemento musical: é som de liberdade, identidade e união comunitária.

O Festival Afro-Cultural Aralayo 2025 é uma produção do Grupo de Dança e Cultura Afro Clara Nunes, com financiamento do Pró-Cultura RS e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria da Cultura, por meio do Edital SEDAC nº 26/2024 PNAB RS – Artes Cênicas. Realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução.
Programe-se!
Festival Afro-Cultural Aralayo
- Quando – Sexta-feira (22) a domingo (24), a partir das 9h
- Onde – Clube Recreativo Harmonia (Rua Barão de Caçapava, 925)
- Evento gratuito e aberto a toda a comunidade
Veja a programação abaixo: