Fotos: Divulgação Lasca/UFSM
“Escavando Histórias: a jornada da arqueologia através dos tempos” está aberta à visitação
A exposição “Escavando Histórias: a jornada da arqueologia através dos tempos” segue aberta para visitação no Laboratório de Arqueologia, Sociedade e Cultura das Américas (Lasca) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), localizado na Rua Floriano Peixoto, 1176, ao lado da Antiga Reitoria, no centro de Santa Maria. O espaço recebe o público de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 13h às 17h. Escolas interessadas em conhecer o acervo devem agendar a visita.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A mostra reúne mais de 90 objetos relacionados à arqueologia nacional e regional, resultado de mais de 40 anos de pesquisas arqueológicas realizadas pela UFSM. A exposição apresenta as origens da arqueologia, métodos científicos e descobertas contemporâneas, além de abordar os caminhos da ciência que busca compreender a humanidade por meio de vestígios materiais. Pela primeira vez, também são apresentados ao público artefatos encontrados na escavação realizada na Rua do Acampamento, no Jardim do Museu Gama d’Eça e Victor Bersani. Os objetos ajudam a contar parte da história de Santa Maria.
Relevância
De acordo com a museóloga e chefe da Divisão de Museus da UFSM, Aline Vargas, a exposição tem papel importante na difusão do patrimônio arqueológico e na aproximação do público com o trabalho científico desenvolvido no laboratório.
– Embora o Lasca não seja um museu, trata-se de uma instituição de guarda e pesquisa cujo objetivo é coletar, estudar, preservar e comunicar o acervo arqueológico sob sua responsabilidade. A mostra busca apresentar ao público o trabalho do arqueólogo, evidenciando não apenas os objetos arqueológicos, mas também os processos científicos, as metodologias e o valor social da arqueologia – afirma.
A expectativa do Lasca é aproximar a comunidade da arqueologia e apresentar o trabalho realizado no laboratório. Conforme Aline, a curadoria foi pensada para envolver principalmente o público não especializado e estudantes.
– O público-alvo são as escolas da cidade e municípios vizinhos. A nossa curadoria foi pensada para envolver o público não especializado e em idade escolar. Então, além de destacar o papel da universidade na preservação e divulgação da cultura material, essa exposição oferece mais uma opção de cultura e lazer para o centro da cidade, contribuindo para ampliar o acesso da população ao conhecimento sobre o passado e sua relação com o presente – conclui a museóloga.
Programe-se
Exposição “Escavando Histórias: a jornada da arqueologia através dos tempos”
- Quando – De segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 13h às 17h
- Onde – Laboratório de Arqueologia, Sociedade e Cultura das Américas (LASCA) (Rua Floriano Peixoto, 1176, ao lado da Antiga Reitoria)
- Grupos escolares deve agendar a visita pelo telefone (51) 98498-1294