Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual: conheça o acervo que preserva o cinema de animação produzido em Santa Maria

Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual: conheça o acervo que preserva o cinema de animação produzido em Santa Maria

Foto: TV OVO (Divulgação)

Itens do Acervo Joel Saldanha criados pelo artista

Celebrado anualmente no dia 27 de outubro, o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual é uma iniciativa da Organização da Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco)  e do Conselho Coordenador das Associações de Arquivos Audiovisuais (CCAAA) para conscientizar a sociedade quanto a importância da preservação de documentos e acervos audiovisuais.


A data serve de alerta para o perigo constante em que se encontra o patrimônio audiovisual, além de ressaltar o trabalho de profissionais e instituições que atuam na área. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Fonte de conhecimento e de resguardo da memória coletiva, o audiovisual nacional sofreu uma grande perda em 2021, quando chamas consumiram o galpão da Cinemateca Brasileira localizado na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. Na ocasião, o incêndio atingiu cerca de 300 m²  do local, incluindo três salas com arquivos históricos. Esse foi o quinto incêndio a atingir a instituição que há 77 anos é responsável pela preservação e promoção da produção audiovisual do Brasil.


Acervo Joel Saldanha

Em Santa Maria, o Acervo Joel Saldanha tem como objetivo a preservação do patrimônio audiovisual de animação, realizado pelo desenhista Joel Saldanha. Doado em 2020 pela família do artista para a TV OVO, coletivo audiovisual que, entre suas atuações, se destaca no registro da memória santa-mariense, o acervo conta com cerca de 300 itens, entre eles os equipamentos que eram usados por Saldanha em suas filmagens, objetos antigos, filmes em película e desenhos feitos por ele para dar vida a seus personagens em uma época em que as animações eram desenhadas quadro a quadro.

Itens do Acervo Joel Saldanha criados pelo artistaFoto: TV OVO (Divulgação)

Em 2021 a equipe da TV OVO trabalhou na catalogação dos materiais com dedicação e zelo, já que cada peça precisou ser higienizada de acordo com sua especificidade. No mesmo ano, durante a 48° Feira do Livro de Santa Maria, a exposição interativa Nos Animados Tempos de Joel Saldanha compartilhou com o público as invenções e a arte do desenhista que se dedicou ao cinema de animação.


À época, a curadora da exposição, a jornalista Marilice Daronco, falou sobre seu primeiro contato com as criações do homenageado. 


— Eu conheci o seu Joel por conta de eu pesquisar sobre a Super-8 em Santa Maria, na minha especialização em cinema na UFN. A única informação que eu tinha era que ele havia sido um realizador de animações. Então fui procurá-lo para tentar ver esses filmes, que não existiam em nenhum lugar para que pudessem ser consultados, que eram particulares. Ao me receber em seu apartamento, começou a me mostrar caixas e caixas de desenhos e de filmes que ainda estavam em VHS — relembra.


Foto: TV OVO (Divulgação)


Integrante da TV OVO, Denise Copetti relembra que a pandemia de Covid-19, ainda em 2020, chegou a atrasar o trabalho de catalogação do material, o que aconteceu no ano seguinte:


— Quando abriu o edital de fomento para espaços culturais, pela Lei Aldir Blanc, surgiu a ideia de aproveitarmos essa oportunidade para organizarmos o material que recebemos, mas que ainda precisava ser catalogado. Assim pensamos em um projeto onde teriam vídeos falando sobre o acervo, a exposição e a preservação contínua desse material — explica.



Quanto a data de hoje, Denise destaca a importância da preservação do patrimônio e também da memória audiovisual, como é o caso do acervo que preserva os itens criados por Saldanha e também a sua história como realizador:


— Penso que preservar o patrimônio audiovisual é preservar inúmeras histórias de vida, de pessoas, de lugares e de acontecimentos históricos. O audiovisual nada mais é do que contar essas histórias de várias formas, mas também da gente conhecer a própria história. Então eu acho importantíssimo ter esse cuidado de preservar, não só os grandes filmes, mas as produções audiovisuais da nossa cidade, de pessoas que fizeram essa história audiovisual e que contaram muitas histórias — pontua.


A TV OVO também produziu uma série audiovisual de seis episódios que conta a história de Joel Saldanha. A produção também está disponível na versão em libras. Confira aqui a playlist “Acervo Joel Saldanha”.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Encerram na segunda-feira as inscrições para o 39º Festival de Músicas Carnavalescas e o 3º Festival de MPB Anterior

Encerram na segunda-feira as inscrições para o 39º Festival de Músicas Carnavalescas e o 3º Festival de MPB

Ingressos para show de Ana Castela começam a ser vendidos nesta sexta; veja como comprar Próximo

Ingressos para show de Ana Castela começam a ser vendidos nesta sexta; veja como comprar

Cultura