Foto: MV Bill (Redes Sociais)
O múltiplo artista MV Bill já tem data, hora e lugar para se apresentar em Santa Maria. O show será no domingo (24), a partir das 16h, no Bairro Nova Santa Marta. O rapper sobe ao palco na Praça CEU, localizada na Rua Manoel Mallmann Filho, 161, no recém-inaugurado Centro de Referência para a Juventude – Reconstrução (CRJ), espaço voltado ao acesso democrático à arte e ao lazer, princípios que também marcam a trajetória do artista. Esta será a terceira vez que MV Bill se apresenta na cidade. O evento integra o Festival da Juventude com MV Bill, dentro da programação de aniversário do bairro. A atração é gratuita e tem classificação livre.
A vinda foi anunciada em 5 de agosto, na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Ao tratar sobre reivindicações do Bairro Nova Santa Marta, um dos líderes comunitários do local, Leonel Pacheco, aproveitou e anunciou o show.
— O rapper MV Bill estará entre nós e fará uma apresentação nacional para toda a região, todos estão convidados. (O show) será gratuitamente em reconhecimento a uma comunidade, que está prestes a completar seus 34 anos e que saiu do zero — afirmou Pacheco.
Dias depois, a presença do MV Bill em Santa Maria foi confirmada pelo próprio artista. Nas redes sociais, o artista publicou “salve Rio Grande do Sul! Vai ter show com o time completo”, referindo-se às apresentações em Porto Alegre (no sábado) e Santa Maria.
Passagens anteriores
Documentadas pelo Diário, MV Bill esteve em outras duas ocasiões em Santa Maria. A primeira foi na Feira do Livro de Santa Maria em 2011. A outra foi no 1º Fórum Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais, realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2022.
Carreira
Nascido na Cidade de Deus, MV Bill – Alex Pereira Barbosa, construiu uma carreira marcada pela música, ativismo e literatura. Começou no rap nos anos 1990 e ganhou destaque com o clássico Soldado do Morro. Em 1998, lançou o primeiro disco, Traficando Informação, seguido por álbuns de forte impacto social como Declaração de Guerra (2002) e Falcão, O Bagulho é Doido (2006), que se conecta ao livro e documentário Falcão – Meninos do Tráfico.
Fundador da Central Única das Favelas (Cufa), também escreveu obras como "Cabeça de Porco e A Vida Me Ensinou a Caminhar", consolidando sua voz além da música.
Nos últimos anos, lançou Na Visão do Morador (2024), vencedor do prêmio BTG Pactual da Música Brasileira, e estreou como ator. Em 2010, integrou o elenco da novela Malhação, da TV Globo. Neste ano, fez participação na novela Volta por Cima, da mesma emissora. Aos 50 anos, segue como referência no rap nacional e nos movimentos sociais.
Leia mais:
- MV Bill estará em Santa Maria ainda em agosto
- MV Bill fará show no Bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria
- Morre Ozzy Osbourne, lenda do heavy metal e voz do Black Sabbath