Calourada na Gare termina com público de 16 mil pessoas nas três noites temáticas

Calourada na Gare termina com público de 16 mil pessoas nas três noites temáticas

Foto: Rian Lacerda (Diário)

A Calourada de Inverno terminou na quarta-feira (11) após três dias de festa na Gare. A novidade desta edição foram as noites temáticas, nos eventos chamados de Baile da Calourada, Boteco da Calourada e Pagode 360 da Calourada. Ao todo, cerca de 16 mil pessoas passaram pelo espaço nos três dias – a lotação era de 2.992 pessoas, e a liberação de novas entradas ocorreu somente quando alguém saía, mediante controle eletrônico. A próxima edição deve ocorrer em março de 2025, junto à retomada das aulas da UFSM.  


Foto: Rian lacerda (Diário)

​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Os "bixos" que iniciam a trajetória nas universidades de Santa Maria nesta semana puderam aproveitar a recepção no tradicional evento que ocorre na cidade. Na segunda-feira (9), primeiro dia de festa, os calouros questionaram a falta de sanitários, mas, na terça-feira (10), a organização quase triplicou o número de banheiros. Além disso, dois bebedouros foram colocados no local. Além dos banheiros químicos e dos pontos gratuitos de hidratação com água, grades para isolamento da obra na Gare e um corredor de passagem de bombeiros e paramédicos foram disponibilizados. Uma estrutura foi montada para shows, com palco e camarim. Ônibus foram colocados a cada 15 minutos, inclusive o transporte beneficiou moradores da região oeste de Santa Maria, além dos bairros Rosário, Bonfim e Fátima.

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Durante dois dias, o público pôde escolher, em votação aberta pelo Instagram da Liga Interatléticas (Lism), o nome de dois DJs que comporiam a programação da Calourada. Os artistas que participaram da disputa foram indicações feitas anteriormente pelos universitários diretamente à Lism. Por escolha do público, DJ Bruninho e DJ Dudu foram os vencedores e tocaram nesta edição. As atrações musicais reuniram shows, como Kelvin e Klaus, Gui Samba Move, Guilherme e Roberto, La Familia - Tributo ao Charlie Brown Jr. A programação ainda incluiu artistas como DJs Palma, Milbeatz, Calegari, DJotaC, Anelise Varela, Paola Matos e Banda Tudo Di Bom. 

Nos dias do evento, foram comercializados bebidas e alimentos. A Lism foi a responsável pela organização das bancas e pela contratação de DJs para o evento. 

Foto: Rian Lacerda (Diário)


LEIA TAMBÉM

Avaliação é positiva pela organização

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, destacou a satisfação de ver a Calourada se consolidar como um evento importante no calendário da cidade, enfatizando a prioridade na segurança e o esforço conjunto com a prefeitura para garantir o bem-estar dos participantes e promover a integração e a cultura entre a comunidade acadêmica e a cidade.


- A segurança é prioridade e temos trabalhado continuamente para garantir que todas as medidas sejam adotadas para o bem-estar dos participantes, juntamente com a prefeitura de Santa Maria. Estamos direcionando os esforços para que a Calourada continue evoluindo e se tornando cada vez mais voltada para o público universitário, reforçando o papel da integração e cultura para a nossa comunidade acadêmica e para a cidade - comentou o reitor.

A secretária de Cultura de Santa Maria, Rose Carneiro, considerou o evento um sucesso. A secretária ainda falou sobre as noites temáticas, que foi uma novidade proposta pela organização.

- As noites temáticas, para mim, foram maravilhosas, foi um público diferente a cada dia, isso significa que atingimos um público maior - destacou a secretária. 

Segurança 

Foto; Rian Lacerda (Diário)

policiamento da Gare e dos arredores foi intensificado nos dias de Calourada. Câmeras, drone e torre de segurança auxiliaram no videomonitoramento do local. Na entrada, além de revista pessoal, também havia um contador de público e equipamento de reconhecimento facial

O tenente Sandro Nunes, secretário executivo do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), informou que a Calourada ocorreu de forma segura em todas as noites. As ocorrências, segundo o secretário, foram mínimas. 

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, reforçou a importância de investir na segurança do evento na Gare. 

- É importante dizer que todos os órgãos de segurança estão envolvidos. Quando a gente tomou a decisão de trazer para a Gare, foi pensando nas pessoas. Quem quiser vir aqui para fazer o mal vai se dar muito mal - concluiu o prefeito.


Ocorrências

  • Segunda-feira 

Público: 5,3 mil (circularam)

Ocorrências: 0 

Saúde: 1 condução para a UPA

  • Terça-feira

Público: 4 mil (circularam)

Ocorrências: 4 (3 posse de arma e 1 foragido), todas atendidas pela Guarda Municipal 

Saúde: 4 atendimentos no local

  • Quarta-feira 

Público: 6 mil (circularam)

Ocorrências: 4 (2 posse de arma e 1 foragido) atendidos pela Guarda Municipal, 1 foragido atendido pelo BP Choque

Saúde: 10 atendimentos (4 no local e 6 conduções para a UPA)


A Calourada de Inverno foi uma realização da prefeitura de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism), com produção executiva da Sambari.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Rian Lacerda

POR

Rian Lacerda

[email protected]

Acampamento Farroupilha, Brique da Vila Belga, Viva o Campus, Emmy 2024 e cinema são opções no fim de semana; confira na agenda Anterior

Acampamento Farroupilha, Brique da Vila Belga, Viva o Campus, Emmy 2024 e cinema são opções no fim de semana; confira na agenda

Próximo

Cultura