ícone do rádio

A Voz da Informação: jornalistas lançam livro sobre a trajetória do radialista Fernando Adão Schmidt, o Schmidtão


O livro de 142 páginas registra o percurso profissional de Schmidtão, que veio para Santa Maria em função do serviço militar, mas estabeleceu as raízes que o tornaram um santa-mariense de coraçãoFoto: Divulgação

O livro Schmidtão - A Voz da Informação será lançado na sexta-feira, dia 21 de julho, às 19h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. A obra tem 142 páginas e traz a trajetória de vida do jornalista e radialista Fernando Adão Schmidt – o Schmidtão, como é chamado há décadas. Os autores são os jornalistas Tiago Nunes e Gilson Piber. Nunes trabalha no Grupo RBS, em Caxias do Sul, com atuação na Rádio Gaúcha Serra e no Jornal Pioneiro. Piber é jornalista da Rádio UniFM, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Schmidtão produz e apresenta o programa Alvorada - A Cidade Acorda Bem Informada, que vai ao ar nas madrugadas e começos das manhãs de segunda a sexta-feira na Rádio Imembuí, de Santa Maria. De acordo com Tiago Nunes, o radialista tem uma vida dedicada ao jornalismo, à família, à política, à comunidade e aos ouvintes. Para relatá-la no livro, foram empregados três anos de trabalho de pesquisa, entrevistas e ajustes gráficos.

– Tive o prazer e a honra de conviver por dez anos com Fernando Adão Schmidt na Redação da Rádio Imembuí. Cada dia era um ensinamento diferente e uma piada para alegrar o ambiente – lembra Nunes.

Gilson Piber, por sua vez, enfatiza que, aos 87 anos, Schmidtão mantém um trabalho incansável. O empenho aparece na seriedade e disciplina cotidianas.

– O amor que Fernando Adão Schmidt dedica ao rádio é algo exemplar. Sua voz eloquente e seu cuidado com a notícia comprovam o zelo que tem pelo ouvinte. O Alvorada ecoa nos quatro cantos de Santa Maria – enfatiza Piber.


No dia 21 de julho, os dois autores voltam a dividir uma sessão de autógrafos. A estreia da dupla foi em 2019, com a obra resultante do trabalho final de graduação de Tiago Nunes (à esq.), que contou com a orientação do professor Gilson PiberFoto: Arquivo Pessoal

No prefácio do livro, o jornalista Vicente Paulo Bisogno escreve: “Apesar de todos os avanços, dos modernismos e de todas as evoluções bem-vindas, o grande diferencial do rádio continua sendo o ser humano, e Fernando Adão Schmidt é um ser mais do que diferenciado. Muito antes da Internet, ele já tinha seus seguidores, seu fã clube, ouvintes fiéis que só acreditam na notícia depois que o Schmidtão “carimba”, dá “fé pública” para a informação”.

– É um livro para ler e ouvir o Schmidtão, na sintonia de uma vida exemplar, dentro e fora do ar! – Bisogno ressalta, em referência à narrativa realizada por Nunes e Piber, que já lançaram juntos a obra Migração no Rádio: No ar, Imembuí FM, em 2019.

O livro pode ser adquirido ao preço de R$ 20, no dia do lançamento, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. A revisão, a diagramação e a capa foram feitas por Thatyane Furtado, da Editora Primeira Edição, de Campinas (SP). A impressão foi na Gráfica Pallotti, aqui de Santa Maria.

Agende-se

  • O quê - Lançamento do livro “Schmidtão - A voz da informação”
  • Quando - 21 de julho, às 19h
  • Onde - Câmara de Vereadores de Santa Maria
  • Quanto - R$ 20


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Um dia cor-de-rosa: Barbie estreia nesta quinta-feira nas telonas; confira a programação Anterior

Um dia cor-de-rosa: Barbie estreia nesta quinta-feira nas telonas; confira a programação

João Donato, ícone da MPB, morre aos 88 anos Próximo

João Donato, ícone da MPB, morre aos 88 anos

Cultura