Com programação em Santa Maria, centro de formação musical celebra 50 anos do Método Suzuki no Brasil

Irmã Wilfried (à dir.) junto com um grupo de alunos e professores brasileiros no Japão. Na oportunidade, encontraram o músico Shinichi Suzuki (ao centro, terno azul), criador do método Foto: Acervo Irmãs de Maria de Schoenstatt

Independente de etnia, idade ou crenças, a música toca todos os corações. Para celebrar os 50 anos do Método Suzuki no Brasil, que iniciou no país aqui em Santa Maria, o centro de formação musical Som e Arte da cidade promoverá uma programação especial neste final de semana. Mais de 100 pessoas de todo o país e até do Exterior são esperadas para o evento.  

As atividades devem ocorrer no sábado (17) e domingo (18), no Centro Mariano, que fica junto ao Santuário de Schoenstatt, na Avenida Dores, e incluirão uma apresentação musical aberta ao público às 17h de domingo (18).

​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 

Em entrevista para o programa F5, da Rádio CDN, a organizadora do evento e assessora regional da Liga de Mães de Schoenstatt, Irmã Olindina Margoti, falou sobre o método japonês disseminado por Luise Maria Gassenmayer, conhecida como Irmã Wilfried, que faleceu em 1996, mas deixou um legado na cidade e no país:

Santa Maria é o berço deste método de educação musical. A Irmã Wilfried, que era uma Irmã de Maria de Schoenstatt, quando professora da Universidade Federal de Santa Maria, ficou sabendo que existia esse método de violino para crianças em 1972. Então, ela foi atrás e trouxe para o Brasil. Em 1973, ela já começou a trabalhar essa metodologia com crianças de pouca idade.

Método

O método, que tem como foco a educação musical, teria surgido a partir de uma série de observações feitas pelo músico, filósofo e educador Shinichi Suzuki (1898 -1998) ao longo da vida. Durante a infância, Suzuki trabalhou na fábrica de violino do pai, crescendo cercado pela música. Com 17 anos, aprendeu a tocar o instrumento com o auxílio apenas de gravações. Ao ter o talento reconhecido pelo pai, ele recebeu permissão para estudar na Alemanha por volta de 1920.

Quando Shinichi Suzuki foi para a Alemanha, ele observou que as crianças falavam a língua alemã com facilidade e ele tinha dificuldade para aprender. Ele refletiu sobre como as crianças japonesas aprendem a falar a língua, que é ouvindo e repetindo. A partir disso, ele chegou à conclusão que uma criança exposta aos meios musicais também poderia desenvolver uma habilidade musical. Então, ele criou esse método com crianças a partir dos 3 anos de idade – conta Irmã Olindina.

A importância do método também é descrita pelo músico André Isaia, que é professor capacitado pela Suzuki Association of the Americas (SAA). Atuando no Estúdio Suzuki em Santa Maria, na Rua Coronel Niederauer, ele acompanha a evolução de crianças, adolescentes e adultos.

– O Suzuki chegou à conclusão que o ambiente gera o desejo da criança de aprender a falar o idioma. Se ela vê pessoas se comunicando, ela terá o interesse de se comunicar. Então, para dar aula para uma criança de 3 anos, o ambiente é muito bem estudado e elaborado para que ela tenha o desejo de aprender aquela linguagem, que é a musical. Realmente, são feitas brincadeiras, porque as crianças aprendem brincando. Entretanto, são brincadeiras direcionadas a um objetivo, que é o aprendizado da linguagem musical através de um instrumento que a criança ou os pais escolheram – afirma o professor.

Embora o método tenha ganhado visibilidade com o violino, Isaia reforça que a metodologia pode ser aplicada no ensino de qualquer instrumento:

– Suzuki desenvolveu o método exclusivamente para violino, que o instrumento que ele conhecia. Dado o sucesso, as pessoas ficaram muito interessadas. Se você quisesse tocar um instrumento e dissesse para ele: "eu quero fazer isso", ele dava carta branca. Ele dava as orientações sobre como faria e você acabava desenvolvendo o método Suzuki para o seu instrumento. Suzuki era muito generoso. Quando as pessoas perguntavam como fazia tal coisa, ele não dava a resposta. Ele pedia para o observar, porque ele entendeu que observar e aprender como o ambiente funciona é muito mais educativo.

Em 1974, Irmã Wilfried com o primeiro grupo de crianças a partir de 3 anos que aprenderam o Método Suzuki em Santa Maria Foto: Acervo Irmãs de Maria de Schoenstatt

Formação humanitária

Mais do que a prática de um instrumento, o Método Suzuki busca formar o caráter da criança, ensinando-a inclusive a lidar com frustrações e erros.

– É um método que ainda hoje se pode chamar de inovador, porque há uma filosofia por trás. É justamente pensar na formação da pessoa na sua integralidade. Vemos o desenvolvimento da criança como um todo na questão da concentração, disciplina e sensibilidade. É muito bonito de ver. Os ex-alunos da Irmã Wilfried que vêm para esse Jubileu trazem relatos, que muitas vezes não são focados no desenvolvimento da técnica musical, mas nessa experiência que eles levam para a vida. Acredito que isso seja o mais importante para nós enquanto pessoas – conclui Irmã Olindina.

Programe-se!

50 anos do Método Suzuki no Brasil

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com mais de 30 bancas, 51ª Feira do Livro de Santa Maria começa nesta sexta-feira Anterior

Com mais de 30 bancas, 51ª Feira do Livro de Santa Maria começa nesta sexta-feira

Primeiro Festival do Café de Santa Maria ocorre neste domingo; confira a programação Próximo

Primeiro Festival do Café de Santa Maria ocorre neste domingo; confira a programação

Cultura