Um dos momentos mais esperados por leitores e autores que participam da Feira do Livro de Santa Maria é o lançamento de novas obras. Nesta edição, mais de 270 livros devem ser apresentados ao público. A lista envolve publicações de diversos gêneros e formatos, como ebooks e cartilhas digitais.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
No estande montado em frente ao Theatro Treze de Maio, o geólogo e professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Pedro Luiz Sartori, 79 anos, recebia o público durante uma sessão de autógrafos. Ele aproveitou a edição deste ano para lançar o livro “Sinais do tempo no céu de Santa Maria – Ilha de calor, vento, cerração e percepção climática”. A obra é um compilado de estudos e pesquisas feitas pelo santa-mariense e pela esposa, a também geógrafa Maria da Graça Barros Sartori, que faleceu em janeiro de 2014.
Segundo Sartori, o livro levou um ano para ser finalizado e conta com registros de fenômenos locais. Ao diário, o autor também falou sobre como é participar de um lançamento literário:
– A experiência sempre é interessante. No caso desse livro, que é na verdade um pequeno atlas e específico sobre a cidade de Santa Maria, a expectativa é a interação das pessoas com os acontecimentos da nossa cidade. A parte inicial que se refere aos Sinais do tempo é para o público em geral, porque não é uma questão científica. É algo empírico, ou seja, eu olho para o céu e procuro entender o que está acontecendo. Temos a parte da geologia e geomorfologia, que é um pouco mais científica e o restante, na área da geografia. Mas o importante é que a parte inicial é para todos, incluindo as crianças que poderão observar as fotos e depois olhando para o céu, buscarão aquelas nuvens que dizem o que vai acontecer.
A obra já está disponível nas livrarias Athena, Cesma e Anaterra. Ainda conforme Sartori, o valor arrecadado com as vendas será destinado para campanhas focadas na construção de casas para famílias desabrigadas devido às fortes chuvas que atingiram Santa Maria em maio.
Visibilidade
Além de autores locais, a 51ª Feira do Livro de Santa Maria contará com obras de autores de outros 19 municípios gaúchos e até mesmo de outros estados brasileiros (veja abaixo). A procura por espaço na segunda mais antiga feira do livro da América Latina é comentada pela secretaria municipal de cultura, Rose Carneiro:
– A Feira é bem-vista para lançar livros e acaba sendo um ponto de encontro. Então, os lançamentos não são só de Santa Maria. Tem pessoas que vêm de fora lançar suas obras aqui, o que é interessante também pelo ponto de vista econômico. As pessoas que vêm de fora acabam consumindo na cidade.
A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. O incentivo cultural é da Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos, com apoio da Gráfica e Editora Pallotti. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS) da Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Lançamentos de Livros 2024
- Total de Livros Inscritos – 277
- Livros Infantis – 29
- E-books e Cartilhas Digitais – 70
Clique aqui e acesse a lista completa (com datas e horários) dos lançamentos da Feira do Livro de Santa Maria
Gênero que mais destaques (na ordem de quantidade)
- Literatura
- Comunicação
- Educação
- Técnicos Científicos
- História
- Biografia
Origem dos livros
Santa Maria – 215 livros inscritos
Outros municípios gaúchos – 55 livros inscritos
- Cruz Alta – 14
- Porto Alegre – 12
- Santiago – 4
- Ivorá – 3
- São Vicente do Sul – 3
- Agudo – 2
- Bagé – 2
- São Pedro do Sul – 2
- Soledade – 2
- Cachoeira do Sul – 1
- Itaara – 1
- Júlio de Castilhos – 1
- Lavras do Sul – 1
- Novo Hamburgo – 1
- Palmeira das Missões – 1
- Pelotas – 1
- Santa Cruz – 1
- Santo Ângelo – 1
- Tapejara – 1
Fora do Estado – 7 livros inscritos
- Florianópolis (SC) – 4
- Cascavel (PR) – 2
- São Paulo (SP) – 1
Fonte: Secretaria Municipal de Cultura