A Associação de Ferreomodelismo de Santa Maria (AFSM), com o apoio da prefeitura, realizará, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, a 2ª Mostra de Ferreomodelismo de Santa Maria. A iniciativa é aberta ao público e ocorrerá no salão de eventos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AHMSM), na Rua Appel.
O evento tem o objetivo de divulgar o modelismo ferroviário e fazer um resgate da história da ferrovia em Santa Maria, no Estado e no país por meio de réplicas em escala. Nesta edição, serão expostas locomotivas, carros de passageiros, vagões e maquetes ferroviárias com diversas temáticas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com Luciano Coimbra, um dos responsáveis pela organização do evento, o encontro é muito aguardado pelos fãs de trens elétricos em miniatura:
– Nossa região reúne muitos praticantes deste hobby, e costumamos receber praticantes de vários estados. Decidimos realizar um novo encontro em Santa Maria devido ao sucesso da 1ª edição, e o público presente confirmou isso, superando nossas expectativas.
Além de sediar o evento, Santa Maria também recebe uma réplica da Gare da Viação Férrea. Na 2ª Mostra, estarão expostas maquetes de outras estações ferroviárias de destaque do Rio Grande do Sul, entre elas: a estação de Diretor Pestana, estação Argemiro Dorneles, estação de Rio Pardo e estação de Bexiga.
AGENDAMENTO DE ESCOLAS
Nos dias 9 e 10 de novembro, a Mostra estará aberta para visitação de escolas, mediante
agendamento antecipado por telefone ou e-mail. No dia 9, o horário para visitação é das 14h às 17h; enquanto no dia 10, os horários para agendamentos são das 9h às 11h30min e das 14h às 17h. As escolas interessadas em organizar visitas devem realizar o agendamento prévio pelo telefone: (55) 3174-1560 ou pelo e-mail: arquivohistoricosm@gmail.com.
No dia 11 de novembro, sábado, o horário para visitação é das 9h às 17h, aberto ao público em geral, sem a necessidade de agendamento.
MODELISMO FERROVIÁRIO
O ferreomodelismo ou modelismo ferroviário é um dos hobbies mais antigos do mundo e consiste na construção de modelos ferroviários em escala reduzida, que surgiu com a adoção massiva do transporte ferroviário. As primeiras miniaturas de trens que se tem notícia foram fabricadas por volta de 1830 por artesãos alemães.
A prática envolve várias habilidades, desde a marcenaria, a modelagem até a aplicação de sistemas de controle informatizado, que podem ser empregados pelos modelistas para confeccionar seus projetos.
A 1ª Mostra de Ferreomodelismo de Santa Maria ocorreu em 2019, também no Arquivo Histórico Municipal. A iniciativa tem apoio da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Cultura, do Arquivo Histórico, da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal (AMARQHIST) e da Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.
Agende-se
- O quê – 2ª Mostra de Ferreomodelismo
- Quando – 9 a 11 de novembro;quinta (9) a sexta-feira (10), das 14h às 17h; e sábado (11), das 9h às 17h
- Onde – No salão de eventos do Arquivo Histórico Municipal (Rua Appel, 900, 2º andar)
- Quanto – De graça
- Informações – (55) 3174-1560
* Com informações da PMSM