amizade gaudéria

VÍDEO: no lazer e no trabalho, tradicionalistas exaltam parceria com os cães

18.398

Foto: Renan Mattos (Diário)
Para o capataz Jair Chaves, cavalos e cães são excelentes parceiros

Nas lidas do campo, o gaúcho e o cão formam uma parceria de afeto e trabalho. Os cachorros criados em meio à rotina da zona rural auxiliam o trabalhador em diversas tarefas, como tocar o gado e mover rebanhos de ovelhas. Além disso, nos momentos de descanso, no silêncio e no descampado das fazendas, o pet é parceiro para espantar a solidão dos peões.

Conheça Dora, a cachorra recepcionista de uma sapataria

Em Santa Maria, na sede campeira do CTG Sentinela da Querência, há quatro cachorros de estimação. Eles transitam livremente no parque de rodeio e nas cocheiras, que abrigam cerca de 40 cavalos. São 21 hectares para os cães aproveitarem. Eles são, praticamente, os "donos da casa", os estancieiros de quatro patas.

Veja mais no vídeo:


Conforme o capataz da invernada campeira da entidade, Jair Edson Oliveira Chaves, 49 anos, o cão, no campo, equivale a um homem. Às vezes, segundo Jair, o cachorro cumpre missões que nem mesmo o gaúcho montado a cavalo consegue fazer.

- Um cachorro ajuda muito, principalmente se um boi escapa da tropa e vai para o mato. Nessa situações, a gente não tem como ir a cavalo atrás do animal. Já o cachorro consegue fazer com que o boi volte ao rumo - explica Jair.

O capataz reforça que há raças de cães mais propícias para acompanhar o gaúcho, como o border collie, um dos melhores para acompanhar a movimentação do gado.

- Quando o peão está de caseiro, o cão ajuda a alertar a aproximação de alguém - complementa o gaúcho.

Foto: Renan Mattos (Diário)
Há mais de 10 anos, Renato Pereira é tutor de Moa (ao centro) e Bolero (à dir), cães da raça boiadeiro australiano

A médica veterinária do Hospital Veterinário Universitário (HVU) de Santa Maria, Laura Gusmann concorda com Jair. Cinófila, ela se dedica ao estudo das raças dos cães.

Para a especialista, além do border collie, entre os melhores cachorros para o pastoreio estão o ovelheiro gaúcho, raça desenvolvida no Estado, o collie, o boiadeiro australiano e o pastor australiano.

Laura explica que o animal se diverte ao estar envolvido nos afazeres do tutor:

- Quanto menos entediado o cão estiver, melhor. Os cães do campo, geralmente, são saudáveis e equilibrados emocionalmente. O ovelheiro gaúcho é extremamente obediente e multifuncional. Eu apoio e admiro essa parceria entre trabalhador rural e cachorro.

CUIDADOS
A profissional alerta para a proliferação de ectoparasitas. O problema pode acontecer na interação dos cães com cavalos, ovelhas e bois. Para evitar, ela recomenda produtos para combater pulgas, carrapatos, mosquitos e moscas.

VÍDEO: coelhos exigem cuidados especiais no inverno e no verão

A médica veterinária diz, ainda, que a escolha da raça deve se basear na rusticidade, sendo que o contato entre cães de caça e rebanho devem ser evitado.

- É fundamental consultar um médico veterinário sempre que necessário, bem como estar com as vacinas em dia. Recomendo, também, a prevenção da raiva, doença frequente no meio rural.

Renato Bissaque Pereira, 62 anos, patrão do CTG Sentinela da Querência, é tutor de Moa e Bolero, companheiros da raça boiadeiro australiano, que estão com ele há mais de 10 anos. Segundo Pereira, esses animais são bons amigos na campereada.

- O objetivo do cão é fazer os bois andarem. Ele nunca avança para machucar. O máximo que faz é dar uma leve mordiscada na pata do boi, mas como esse couro é grosso, não tem problema - afirma.

O Dia do Gaúcho, quando se comemora o fim da Revolução Farroupilha, é uma data especial, que também remete à importância da amizade entre gaúchos, prendas e animais, uma relação que perpassa as obrigações e o lazer, e que é regada de cuidado mútuo.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: veterinária dá dicas para cuidar das patas de cães e gatos

VÍDEO: Gato Alemão, mascote do Colégio Politécnico, é cuidado por funcionários e alunos Próximo

VÍDEO: Gato Alemão, mascote do Colégio Politécnico, é cuidado por funcionários e alunos