pet

Veterinários apontam cuidados ao passear com pets no inverno

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Andréa protege Chanel (no colo) e Vida com roupas na hora do passeio

Acordar em um dia frio é uma tarefa difícil. Mas, para os pets, sempre é hora de sair para dar uma voltinha. Por isso, mesmo em temperaturas gélidas, são poucos os tutores que resistem ao charme dos bichinhos e negam um passeio. A estudante de Administração Andréa Vieira Brasil, 47 anos, já sabe que é hora de sair quando um de seus oito cachorros demonstra inquietação em frente à porta, mesmo se o termômetro não colaborar:

- Eu costumo levar eles para passear, no mínimo, três vezes por semana. Às vezes, ficamos acomodamos e não queremos sair no frio. Mas eles ficam tão felizes em passear que vale muito a pena sair.

Para driblar as baixas temperaturas, Andréa aposta em roupinhas para a bicharada, mas ressalta que é importante adequar-se aos gostos dos bichinhos.

- Tomo cuidado para agasalhar meus pets, mas desde que aceitem a roupa. Alguns não gostam. Mas, se estiverem desconfortáveis com o frio, eu coloco a roupa - diz a estudante, que ainda cuida de outros sete animais de estimação, Maria, Preta, Nina, Nininha, Pixi, Whitney e Rick.

Andréa também se preocupa em proteger os pets de gripes e doenças.

- Em casa, dou para eles ração de boa qualidade. Deixo as casinhas limpas e secas e coloco cobertas para garantir que eles não sintam frio. Em dias muito gelados, prefiro passear com eles só quando faz sol - aconselha.

Mesmo sob temperaturas baixas, Chanel não dispensa um passeio pelo Bairro

AQUECER O PASSEIO

Médica veterinária, Camyla Santos Silveira lembra que é fundamental que os pets sejam protegidos no frio. Segundo Camyla, eles sentem tanto frio quanto nós, e as roupinhas são aliadas quando o assunto é o passeio no inverno.

- Em primeiro lugar, é importante evitar os horários mais frios do dia, que são o início da manhã e a noite. Como nós, os cães também sofrem de doenças respiratórias e, por isso, os passeios exigem um cuidado maior. As roupas próprias para pets funcionam no combate ao frio durante a caminhada. Não hesite em agasalhar o seu cachorro, porém, tenha certeza que ele está confortável - explica.

Somado a isto, Camyla salienta que o frio não vem somente pela pele. A veterinária diz que é importante achar maneiras de proteger as patinhas dos pets.

- O tutor deve evitar locais úmidos para prevenir problemas de pele como fungos e dermatites - avisa.

A profissional acrescenta, ainda, que filhotes e idosos devem receber atenção redobrada nesse período do ano.

- Os idosos sentem mais frio e, portanto, exigem uma atenção maior na hora do passeio. Filhotes sentem mais calor, e o passeio pode ser um bom aliado para dar uma esquentada. O fato é que os exercícios farão com que tenham uma vida mais saudável e feliz - finaliza.

Outras condições climáticas adversas também são um obstáculo aos passeios, alerta a veterinária Letícia Adamy:

- Em caso de chuva, é importante que o pet use uma capa.

A profissional afirma, ainda, que vacinas e saídas de petshops em dias frio também são ameaças:

- É preciso cuidar se as vacinas estão em dia, principalmente a da gripe. Caso o bichinho vá para o banho, é preciso enrola-lo em uma toalha na hora da saída. Eles saem com o corpo quente do banho. (Colaborou Lorenzo Seixas)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: esteticista ensina como dar banho no pet em casa Anterior

VÍDEO: esteticista ensina como dar banho no pet em casa

Cuidados com o peso dos felinos são essenciais Próximo

Cuidados com o peso dos felinos são essenciais