pets

Fumaça de cigarro causa graves problemas de saúde aos animais de estimação

Foto: Folhapress
Segundo especialistas, campanhas antitabagismo deveriam alertar a respeito dos problemas que a fumaça de cigarro pode causar aos animais de estimação

Engana-se quem pensa que o cigarro não ocasiona problemas de saúde em quem não fuma. Basta estar ao lado de um fumante, em ambiente fechado, para se tornar um fumante passivo. Para os pets, os riscos do fumo passivo são os mesmo que prejudicam as pessoas e podem se agravar, caso não se tenha uma rotina de prevenção e cuidado. Cães e gatos podem desenvolver tanto cânceres nasais e de pulmão quanto problemas cardiovasculares, bronquites, dermatites, espirro e tosses.

Dieta de carnes, frutas e vegetais ajudam pets obesos a perderem peso

A médica veterinária Cristian Raquel Machado, da clínica Crisvet, diz que os problemas ocasionados pelo fumo passivo nos pets podem ser maiores do que os tutores imaginam.

- A nicotina, o alcatrão e o tabaco podem causar problemas cardiovasculares, câncer, bronquite, dermatite alérgica, espirro e tosse, além de intoxicação. Cães que têm o focinho mais longo tem maior chance de ter câncer nasal. Os que têm nariz curto, como shih tzu, lhasas e pugs, podem ter câncer pulmonar. Felinos, por sua vez, podem desenvolver linfomas, ou seja, cânceres do sistema linfático - explica Cristian.

CHANCES

Atenta aos estudos a respeito dos efeitos prejudiciais do tabagismo, a bióloga e catsitter Andressa Paim diz que pets que vivem com tutores fumantes têm chances maiores de desenvolver alguns tipos de câncer. Além disso, as substâncias formadas com a queima do tabaco tendem a ficar nos pelos dos bichinhos e podem ser ingeridas ao serem lambidas.

Conheça estabelecimentos comerciais que permitem entrada de animais em Santa Maria

Andressa acrescenta que gatos sofrem mais os efeitos do tabagismo passivo, por terem o costume de se auto higienizarem.

- Nas campanhas antitabagismo, os efeitos do fumo passivo nos pets quase nunca são lembrados. Considerando que o número de pessoas que moram sozinhas tem aumentado, acompanhado do crescimento da quantidade de animais dentro dos lares, seria importante que essas campanhas abordassem também os efeitos provocados nos pets - opina a bióloga.

EFEITOS
Para cães e gatos, o tabagismo passivo pode trazer riscos sérios de saúde:

  • O tabagismo passivo nos pets pode causar cânceres, alergias respiratórias (causadas pela inalação da fumaça), dermatites (provocadas pela aderência da nicotina na pelagem) e intoxicações
  • Pets que compartilham ambientes com fumantes têm chances maiores de desenvolver cânceres. A quantidade de nicotina encontrada nos pelos dos pets é semelhante à quantidade achada no cabelo de crianças que moram na mesma casa de alguém que fuma
  • Bitucas comidas por pets podem causar intoxicação forte
  • Felinos são mais propícios a desenvolverem linfomas

PREVENÇÃO
Confira, abaixo, algumas dicas para evitar os males causados pelo fumo passivo nos pets:

  • Evite fumar em ambientes fechados e perto do bicho de estimação
  • Deixe resíduos do tabagismo longe de casa. Os pets podem engoli-los
  • Mantenha os bichinhos higienizados

(Colaborou Lorenzo Seixas)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cadeiras de rodas para pets é uma opção para retomar a mobilidade Anterior

Cadeiras de rodas para pets é uma opção para retomar a mobilidade

Dieta de carnes, frutas e vegetais ajudam pets obesos a perderem peso Próximo

Dieta de carnes, frutas e vegetais ajudam pets obesos a perderem peso