OPINIÃO

Papa Francisco: um profeta dos nossos tempos

Irmã Lourdes Dill, missionária em Moçambique - África

Papa Francisco: um profeta dos nossos tempos

Foto: Arquivo Pessoal

No dia 20 de abril, dia da Páscoa, o Papa Francisco passou pela grande multidão para dar sua mensagem de despedida deste mundo. Ninguém imaginava que esta passagem seria a sua despedida. Abençoou o povo e se despediu para sempre. No dia 21, no clima da Páscoa, ele vai ao encontro do Senhor Ressuscitado, numa data tão significativa.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O Papa Francisco foi um dos maiores profetas dos nossos tempos. Foi firme e fiel no anúncio do Evangelho de Jesus a quem representava como maior líder da Igreja Católica no mundo e corajosamente denunciava os que vivem no individualismo, no acúmulo, na ganância e na ostentação do poder.


Neste dia, toda humanidade, e não apenas os católicos,  perde uma voz profética e respeitosa, que semeava o bem, a humildade, a esperança e a solidariedade.


Francisco viveu pobre, simples, humilde, sem ostentação e nos últimos tempos sendo conduzido numa cadeira de Rodas, mesmo com saúde frágil, carregava uma agenda exaustiva no seu dia a dia. Francisco foi um homem de diálogo na defesa dos Direitos Humanos e da vida em todas as suas dimensões, raças, culturas.


Ele dedicou muito tempo em temas urgentes e necessários para toda humanidade. O Papa Francisco desafiou a Igreja e os cristãos para uma Igreja Sinodal, de diálogo, inclusiva e próxima dos povos, raças e culturas. Foi um grande e incansável defensor da Paz, da dignidade humana da Ecologia Integral, do diálogo Inter Religioso, de uma Economia justa e Solidária, na partilha dos bens Comuns da Terra e a política a serviço do Bem Comum e do Bem Viver de todos os povos.


Os seus gestos e ações falaram alto quando chorou com os migrantes, defendeu os povos originários, acolheu os moradores em Situação de Rua no entorno do Vaticano e caminhou com os jovens, idosos e crianças. Com grande destaque valorizou as mulheres nomeando inclusive para altos cargos dentro do Vaticano, algo nunca acontecido até então. ​Convocou a humanidade para o cuidado do Planeta Terra, nossa Casa Comum, lançando a Encíclica Laudato Si, elaborada com participação de Cientistas dos 5 continentes, em vista de uma ecologia integral.


Querido Papa Francisco, hoje sentimos sua ausência física, mas somos gratos a Deus e ao seu profético legado para o presente e o futuro da humanidade. Rezamos para que o Espírito Santo ilumine todos os cardeais do Conclave que vão escolher o seu sucessor para continuidade deste grande legado para todos nós e para conduzir a Igreja de Cristo como seu sucessor.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quando a cidade vira casa Anterior

Quando a cidade vira casa

Os Beatles e uma velhice imaginada Próximo

Os Beatles e uma velhice imaginada

Colunistas