Vicente Paulo Bisogno

A vida que escorre pelos dedos

As lições da vida são infinitas. Do nada à eternidade há um longo caminho a ser percorrido. Podemos caminhar sozinhos ou com uma multidão em procissão. Muitas vezes nos deixamos abater por coisas pequenas e sem sentido, no contexto maior da existência.

 
Uma sugestão bem simples é fazer duas colunas. Numa você coloca tudo que traz irritação, desconforto, mau humor, infelicidade, enfim, tudo que faz perder o sono. Na outra coloca as coisas boas, tudo que dá motivos parar sorrir, agradecer, viver momento felizes, ter bom sono e até bons sonhos. Fiz isso, e senti vergonha por acumular tantas coisas na primeira coluna, por deixar a vida escapar por entre os dedos, como ensinou o Apóstolo Paulo, na “Parábola da Vida Plena”.

 
Nos idos dos anos 1967 depois de Cristo, o apóstolo Paulo de Tarso cumpria seu segundo encarceramento em Roma, na prisão comandada pelo centurião Maurício Galas, enquanto aguardava sua execução, ordenada pelo Impiedoso Imperador Nero. Tendo tomado conhecimento de que a filha do centurião estava à beira da morte, sem encontrar salvação nos médicos, curandeiros e deuses romanos, Paulo sugeriu que ela fosse tratada pelo médico grego Lucas (autor do evangelho de São Lucas e dos Atos dos Apóstolos).

 
Depois de relutar, mas num momento de desespero, o Centurião concordou. Lucas salvou sua filha e num gesto de profunda gratidão, o Comandante da Terceira Legião de Roma livrou Lucas do circo de Nero, onde os seguidores de Cristo eram lançados nas arenas aos leões famintos. Quando o Centurião disse a Paulo que não poderia evitar sua decapitação, por ser uma ordem direta do Imperador, o Apóstolo lhe narrou a seguinte parábola:

 
“Imagine-se olhando para o vasto mar diante de você...Você se abaixa, põe a mão na água e traz um pouco dela até você... Imediatamente, a água começa a escorrer pelos dedos até a mão ficar vazia. Essa água é a vida do homem. Do nascimento à morte, a vida está sempre escorrendo por nossas mãos até se ir, junto com tudo que você tem apreço nesse mundo. Porém, o reino de que falo, para o qual eu vivo, é como o resto da água do mar. O homem vive por aquele punhado de água que escorre pelos dedos... mas os que seguem Jesus vivem para aquela expansão infindável de mar!"

 
E nós, vivemos pela água que escorre pelos nossos dedos, ou pela expansão infindável de mar? As escolhas que fazemos mudam nossas vidas, agora e depois.


Missão cumprida

Ao passar o cargo para seu sucessor, agora em dezembro, Luiz Fernando Pacheco concluirá uma marcante gestão na presidência da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria. Desde a chegada da energia elétrica em Santa Maria, em 1898, a história da Cacism está diretamente vinculada a grandes conquistas da cidade, como a participação na fundação da Sociedade de Caridade Santamariense com o objetivo de criar um hospital, construção da estrada Camobi-Candelária, melhoria do meio ambiente com o projeto “Santa Maria Verde e Bela”, municipalização do aeroporto, criação do Centro Integrado dos Órgãos de Segurança Pública e outras tantas ações. 


Cada presidente deixou uma grande contribuição à entidade, ao setor empresarial e à cidade. Junto com o sentimento da “missão cumprida”, o presidente Pacheco leva para seu currículo pessoal o reconhecimento de Santa Maria como um todo.


Missão cumprida

Andrei de Lacerda Nunes vai assumir a presidência da Cacism para uma gestão que será de continuidade, sim, mas também de oxigenação, somando a experiência adquirida com a renovação necessária. A RSC- 287 será uma das principais e a primeira grande bandeira de Andrei. 


Melhorias na estrada, aumento da segurança de trânsito , redução do tempo de viagem e preço justo para os usuários são palavras de ordem e na ordem de importância de cada item. A escolha de nomes para os demais cargos reflete por antecipação o perfil da nova diretoria e o que dela se pode esperar.


Nos bastidores  


Processo de Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de Santa Maria, protocolado no final de outubro no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), deverá percorrer um longo caminho até ser aprovado. Encaminhado pelo relator Cezar Miola à área técnica em 31 de outubro, está sendo alvo de alguns questionamentos por parte de terceiros interessados. 


A exigência de que as empresas já tenham feito contrato de R$ 25 milhões com o município eliminaria boa parte dos concorrentes. Outra preocupação é o longo tempo de vigência do contrato.

 

Análise técnica

O processo está na Comissão de Controle e Fiscalização para os exames preliminares da documentação. A segunda etapa, mais profunda, é a análise de mérito, para subsidiar uma informação técnica que vai para o conselheiro relator. 


Em princípio, a lei de licitações ampara a inclusão de exigências que podem levar a uma maior garantia de suporte financeiro das empresas interessadas em concorrer, além do aval, já existente, do BRDE. Nada disso elimina, porém, a possibilidade de contestação judicial, principalmente sobre o tamanho dessas exigências. Ou seja, antes de “virar a chave” muitas ações e contestações poderão ocorrer. 


O TCE tem uma papel muito importante como garantidor do cumprimento da lei de licitações, assegurando igualdade de oportunidade para todos e evitando um certame dirigido e discriminatório.


Expofeira 

A volta da tradicional mostra do potencial do agronegócio local e regional é cada vez mais uma questão de tempo, de pouco tempo. Quanto? Um ano, no máximo. Opinião pessoal.


Bello spettacolo

Lançamento do Festival de Cinema Italiano, quarta-feira, antecipou o sucesso que o evento deverá ter em Santa Maria. Saiba mais em www.festivalcinemaitaliano.com


Corrida frenética

Partidos correm cada vez mais, atrás de bons nomes para compor suas listas de candidaturas a vereador. Ter nomes competitivos para as majoritárias faz toda a diferença

E a vida continua, nesta e em outras dimensões!


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A força do bem Anterior

A força do bem

As escolhas da vida Próximo

As escolhas da vida