Maico Fabiano Fernandes

Poder de compra dos clientes e gestão financeira são desafios dos pequenos negócios

Sabemos que são inúmeros os desafios enfrentados pelos empreendedores, e por isso, estar atento aos movimentos e indicadores do mercado é fundamental para o estabelecimento de estratégias de curto, médio e longo prazo, visando a sustentabilidade do negócio. Neste sentido, apresento algumas reflexões baseadas nos dados sobre a 33ª Edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae RS no mês de setembro e recentemente disponibilizada no Data Sebrae (https://datasebrae.com.br/rs/), com dados do bimestre de julho e agosto. Estar informado sobre as condições do mercado, especialmente com dados recentes, permite que os empreendedores estejam mais preparados para enfrentar os obstáculos e aproveitar as oportunidades que se apresentam.


Em relação aos dados de agosto de 2022 da mesma pesquisa, apresento uma análise comparativa que indica uma mudança significativa no período e que impacta diretamente os negócios, como o aumento da redução do poder de compra dos clientes, que no ano passado era um fator que desafiava 27% dos empreendedores e está hoje em 39%, se tornando um dos principais desafios.


Gestão


Financeira Outro ponto significativo foi o aumento das dificuldades dos empreendedores em manter o equilíbrio das despesas, receitas e fluxo de caixa. Em 2023, 34% dos pequenos negócios sinalizaram dificuldades em sua gestão financeira, 5 pontos percentuais a mais que no ano anterior. Estamos falando aqui de algo crucial para a sustentabilidade e desenvolvimento das empresas. Com o final do ano se aproximando, juntamente com possíveis impactos positivos nas vendas, torna-se ainda mais necessário que nossos empreendedores tenham o pleno conhecimento e controle de suas finanças, até mesmo para um melhor aproveitamento do período que se aproxima.


Aqui, faço a indicação do Atendimento Especializado do Sebrae, oferecido gratuitamente, onde por meio de uma visita na empresa, nossos analistas fazem uma análise geral da situação atual, em áreas como marketing, vendas, finanças, pessoas, processos e estratégia, podendo contribuir para o estabelecimento de planos de ação e intervenção nestas áreas.


E-commerce

Uma das grandes mudanças nos últimos anos é o uso dos meios digitais para impulsionar as vendas e visibilidade das empresas. Hoje, os três principais usos de ferramentas estão direcionados na divulgação da empresa (72%), atendimento e relacionamento com cliente (67%) e venda de produtos e serviços (56%).


Expectativas

A expetativa em relação aos próximos dois meses segue positiva. Para 55% dos empresários, o objetivo é de manter as atividades, e 38% pensam em expandir o negócio. Em relação à economia do RS, a visão positiva saiu de 40% para 46% em relação à última pesquisa, e 38% dos empreendedores acreditam em maior estabilidade econômica. Ao mesmo tempo que esses dados podem indicar um sinal favorável a possíveis novos investimentos e criação de empregos, é preciso observá-los a longo prazo, para saber se de fato esses indicadores se traduzirão em resultados concretos de crescimento econômico.


Pontos principais da pesquisa

- A redução do poder de compra e a falta de clientes seguem impactando os negócios no quarto bimestre de 2023.
- Manteve-se estável o percentual de empresas que indicaram aumento no faturamento e reduziu o percentual de empresas sinalizando queda no faturamento neste bimestre.
- Aumento no percentual de empresas que sinalizaram estabilidade na ocupação.
- 39% das empresas têm como principal desafio a redução do poder de compra do consumidor. E 34% equilibrar as finanças.
- 25% das empresas buscaram crédito no quarto bimestre. O valor médio obtido por empresa foi de R$ 86.105.
- 46% dos empresários estão confiantes na melhoria da situação da economia do estado, enquanto 38% acreditam que não haverá alteração no próximo bimestre.
- 57% dos empresários estão confiantes na melhoria do ramo de atividade para o próximo bimestre.
- 55% dos empresários têm a intenção de manter as atividades nos próximos 2 meses e 38% expandir o negócio.
- 24% dos empresários pretendem buscar financiamento nos próximos dois meses para capital de giro, aquisição de máquinas, inovação e pagar dívidas.
- 72% das empresas utilizam os meios digitais para divulgação, 67% para atendimento e relacionamento com clientes, 56% para venda de produtos e serviços.
- As principais ferramentas digitais utilizadas para venda são o Instagram, WhatsApp Business e WhatsApp.
- 37% dos empreendedores estão satisfeitos com o negócio e afirmam que os desafios provocaram mudanças valiosas. Enquanto 18% estão entusiasmados com o futuro e animados com as novas possibilidades.


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