TRE nega recurso do PL e mantém vaga do vereador Luiz Fernando Lemos

TRE nega recurso do PL e mantém vaga do vereador Luiz Fernando Lemos

Foto: TV Câmara (Reprodução)

O vereador Luiz Fernando Cuozzo Lemos, do PDT, é estreante na Câmara de Santa Maria

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou, na sessão de terça-feira (2), o recurso movido pelo Partido Liberal (PL) de Santa Maria e pelo primeiro suplente de vereador Jader Maretoli (PL) e manteve a vaga do PDT no Legislativo, no caso do parlamentar Luiz Fernando Cuozzo Lemos.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O PL e Jader ingressaram com uma ação, em outubro de 2024, contra o PDT sob o argumento de que o partido descumpriu a cota ao não substituir uma candidata que teve o registro indeferido, e outra que renunciou. Pela legislação eleitoral, a cota de gênero previa, no mínimo, 30% de representação de homens e mulheres na nominata a vereador.  “(...) Houve apenas 27,78% de candidaturas femininas, contra 72,22% de masculinas, o que demonstra descumprimento aos percentuais mínimos e máximos (...)”, dizia um trecho da ação. Contudo, a Justiça Eleitoral de Santa Maria negou o pedido e os autores, por meio do advogado Robson Zinn, recorreram, então, ao TRE, que, na terça-feira, mais uma vez, rejeitou a tese do PL. Se o pedido fosse aceito, mudaria o cálculo do quociente eleitoral e Jader seria o beneficiado com a vaga.   

Já o PDT, representado pelo advogado Itaúba Junior, sustentou que o PDT não fraudou a cota de gênero, ou seja, que não houve descumprimento da mesma. “No início da campanha eleitoral, o PDT possuía 20 candidatos na proporcional, sendo 7 do gênero feminino; ou seja, mais do que os 30% previsto. Isso demonstra que o PDT sempre teve e terá o compromisso com o cumprimento da cota de gênero. Após houve a desistência de uma candidatura feminina e outra candidata teve seu registro indeferido e recorreu da presente decisão com efeito suspensivo”, alegou o defensor.

Deputado na defesa e comemoração do parlamentar

A tese foi acolhida pelos desembargadores do TRE. A defesa do PDT na sessão de julgamento foi feita pelo deputado federal e advogado Pompeo de Mattos (PDT). Logo depois da decisão, o vereador Luiz Fernando, que é estreante na Câmara, comemorou o resultado do julgamento, dirigindo-se aos seus eleitores. “O voto de vocês hoje foi considerado válido, pois o PDT nunca vai fraudar a cota de gênero e essa tese foi quebrada hoje. E nosso trabalho vai continuar com muita excelência, a gente trabalha muito todos os dias pensando em uma política diferente. É um dia que a justiça foi feita, que a democracia foi feita”, afirmou ele, agradecendo, entre outros, os advogados Itaúba e Pompeo e o presidente do partido na cidade, o ex-reitor Paulo Burmann.



O advogado Robson informou que deverá recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Outra ação

Também na sessão da terça-feira, o TRE julgou outro recurso sobre a eleição ao Legislativo de Santa Maria. Igualmente, por unanimidade, foi negado o recurso ingressado pela suplente Renata Quartiero (PT) contra o PSDB por descumprimento de cota de gênero.     

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

[email protected]

Prefeitura de Santa Maria envia guias de IPTU 2025 em atraso para reforçar arrecadação Anterior

Prefeitura de Santa Maria envia guias de IPTU 2025 em atraso para reforçar arrecadação

Rodrigo Decimo oficializa filiação ao PSD durante evento estadual em Porto Alegre Próximo

Rodrigo Decimo oficializa filiação ao PSD durante evento estadual em Porto Alegre

Jaqueline Silveira