Aprovado pela Câmara de Vereadores de Santa Maria, o Programa Cultura Gaúcha nas escolas municipais é lei. O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) transformou em legislação o projeto, de autoria do vereador Manoel Badke (União Brasil), Maneco, na quarta-feira.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A proposta prevê a realização de atividades em prol da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos e da democracia e debates com os alunos para estimular a cultura gaúcha, o tradicionalismo, o folclore e a arte gaúcha.
Na justificativa, o autor destaca que o projeto tem por objetivo “despertar nas crianças e adolescentes o gosto pela tradição gaúcha e o amor pela nossa terra, promovendo a socialização entre comunidade escolar, família e comunidade em geral, por meio de atividades que resgatam a cultura gaúcha e a história do Rio Grande do Sul”.
O ato de transformação do projeto em lei foi acompanhado, além de Badke, presidente eleito do Legislativo para 2024, pelo empresário Carlos Costabeber, e por Guilherme Badke – atual secretário adjunto da pasta de Desburocratização e Licenciamento –, sucessor do pai na busca por vaga à Câmara em 2024.