Foto: Beto Albert (Diário)
O cenário completo à prefeitura de Santa Maria será definido praticamente no prazo final das convenções, que se encerra na segunda-feira (5). Isso porque o PDT escolheria seu vice na chapa do ex-reitor Paulo Burmann na noite desta sexta-feira (2). O PRD também definirá se a pré-candidatura do dentista Moacir Alves será levada adiante ou não na convenção deste sábado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Sábado (3) há, ainda, o encontro da Federação PT/PCdoB e PV para oficializar Valdeci Oliveira à prefeitura. Já no domingo (4), PSDB e Progressistas encerram o calendário de convenções na cidade, confirmando Rodrigo Decimo ao Executivo.
No prazo final
Sábado
- Convenção da federação PT/PCdoB/PV, a partir das 9h, na sede petista, Rua do Acampamento, 280
- Convenção do PRD, a partir das 14h, na Câmara de Vereadores
Domingo
- Convenção da federação Cidadania/PSDB, a partir das 9h45min, no Floratta
- Convenção do Progressistas, a partir das 8h, no Floratta
Seções de votação 485 e 486
Inicialmente anunciadas para outro local, as seções 485 e 486, localizados no Instituto Estadual Luiz Guilherme do Prado Veppo, não serão mais transferidas para a Escola Municipal Ione Parcianello.
Isso porque, segundo a Justiça Eleitoral, as obras na sede da escola não serão concluídas até a eleição de outubro. Por esse motivo, não haverá votação no local neste pleito municipal e as seções 485 e 486 seguem no Prado Vepo. Já as seções (446 e 447) foram transferidas para a Escola Angela Tomazetti.
Sob o impacto
Políticos da cidade, especialmente os que foram colegas do ex-vereador Marion Mortari na Câmara de Santa Maria, receberam com surpresa sua prisão por suspeita de participação em um furto a uma ótica e joalheria em Ijuí. Causou impacto no meio político o suposto envolvimento de Marion no caso (leia mais na página 30), que seria candidato a vereador pelo União Brasil.
Devido ao fato, que está em investigação, as direções municipal e estadual do União decidiram pela retirada do seu nome da lista de concorrentes. Com isso, o partido terá não mais 22, mas, sim, 21 nomes ao Legislativo.
Com base eleitoral no Bairro Passo das Tropas e distrito de Pains, ele, além de vereador, foi subprefeito e candidato a vice-prefeito. E passou pelos partidos Progressistas e PSD antes de ingressar no UB.
Café com a bancada gaúcha
A reitora da Universidade Franciscana (UFN), Iraní Rupolo, participará na próxima segunda-feira de um café da manhã, em Porto Alegre, com a bancada gaúcha do Congresso Nacional. A UFN integra o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), organizador do encontro em que serão apresentadas as pautas do Comung.
Um dos principais assuntos será a regulamentação da lei que permite que as instituições comunitárias possam receber recursos públicos, participar de editais de órgãos governamentais de fomento e ter prioridade em políticas de expansão do acesso e permanência na universidade.
Leia mais: