Discurso afinado e fechado com a pré-candidatura do vice Gabriel Souza ao Piratini marca encontro regional do MDB em Santa Maria

Discurso afinado e fechado com a pré-candidatura do vice Gabriel Souza ao Piratini marca encontro regional do MDB em Santa Maria

Foto: Gabriel Souza (Divulgação)

Discurso afinado e fechado com a pré-candidatura do vice-governador Gabriel Souza ao Palácio Piratini, em 2026, marcou a 4ª edição da série "Pelo Rio Grande – para continuar fazendo história", realizada na manhã de sábado (16), em Santa Maria.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Considerado até aqui, segundo os organizadores, o maior evento entre os já promovidos em outros cantos do Estado com mais de 500 participantes, o seminário reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e dirigentes emedebistas do Vale do Jaguari, Quarta Colônia, Centro Serra e Centro.

Muitas dessas lideranças se revezaram no microfone antes do ato político com a presença, entre outros, do vice Gabriel , do ex-senador José Fogaça, do presidente estadual do MDB, deputado Vilmar Zanchin, dos secretários de Logística e Transportes, Juvir Costella, da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edvilson Brum, e do secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, o anfitrião do encontro em Santa Maria. Os deputados Rafael Braga e Patrícia Alba também estiveram presentes.

Apelo

Em cada manifestação, o apelo uníssono para as lideranças trabalharem o nome do vice-governador nos quatro cantos dos seus municípios e não perder tempo "com Lula, Bolsonaro, com ideologias". Em seu pronunciamento, Fogaça observou que o MDB deu uma passo atrás para dar dois para frente, referindo-se ao fato de o partido abrir mão da candidatura de Gabriel em 2022 para ser vice do hoje governador Eduardo Leite (PSD), decisão que gerou uma racha dentro da sigla à época. E convocou a militância para a futura campanha.


– Vocês são aquela energia que vai carregar nos ombros o Gabriel – acrescentou o ex-senador.

Pré-candidatos da região  
Presidente do MDB, Zanchin lembrou que assumiu o comando gaúcho do partido com a missão de apaziguar a sigla após o pleito de 2022 e que sua missão está cumprida. Destacou que, dentro do MDB, Gabriel "já ganhou a eleição" pela unidade construída em torno do seu nome e fundamental para a campanha. Secretário de Logística, Costella fez o discurso de maior mobilização diante da militância e fez uma defesa dos pré-candidatos da região: o ex-prefeito de Restinga Sêca Paulo Salerno, o vereador de Santa Maria Rudys Rodrigues, ambos concorrem a deputado federal, e Fantinel, que buscará à reeleição na Assembleia Legislativa.

 
– A região tem o dever, a obrigação de ter sua representatividade. Eu não sou homem de olhar o meu umbigo – disse Costella, incentivando os militantes a votarem nos pré-candidatos caseiros.

 Anfitrião
Penúltimo a se manifestar, Fantinel, anfitrião da edição em Santa Maria, além de listar as principais ações da pasta de Desenvolvimento Social, reforçou o apelo de Costella para "apoiar os candidatos de casa, com compromisso pela região". Pediu, ainda, aos militantes para conversarem "com tranquilidade com as famílias" diante da polarização exacerbada.


– As pessoas escolheram fazer políticas contras pessoas, e não contra os problemas – frisou Fantinel.

E fez um chamamento à militância para a campanha do pré-candidato a governador:

– A eleição do Gabriel começa pela gente.


"Paramos de brigar"

Gabriel encerrou o evento. Além de lembrar todos os ex-governadores do MDB e sua contribuição para o Estado, enumerou ações do governo Leite para colocar salários em dia e o pagamento do transporte escolar, por exemplo. Ao longo do discurso, saudou o fato de o MDB estar apaziguado, acrescentando que alguns que não concordam com a união do partido "procuraram outro caminho" e outros que manifestam contrariedade, "estamos respeitando".


–Estamos unificados, paramos de brigar – afirmou Gabriel.


Contudo, fez questão de dar um recado:
– Eu faço política em grupo. Eu vou saber valorizar quem está junto nos momentos difíceis de campanha.


Ao analisar o cenário ao Piratini, avaliou que a sucessão de Eduardo Leite se antecipou muito.
– Estamos vivendo uma eleição muito antecipada. É uma coisa impressionante – observou o vice-governador, que foi lançado na disputa pelo MDB em junho deste ano.

Radicalização
Ao criticar a "radicalização" entre os extremos – aliados do presidente Lula e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro –, ele deu o tom da sua campanha em 2026.
– Nosso partido não faz política com ódio. A radicalização, agora, está na conta bancária, no emprego dos seus filhos. A radicalização entrou na vida real das pessoas. Não se faz o bem com ódio no coração. Não se consegue melhorar a vida das pessoas com essa briga insana – ressaltou.


Para finalizar, o pré-candidato ao Piratini disse que "o Rio Grande penou" para equilibrar suas contas e fazer investimentos e que "precisa dar um passo adiante" sob aplausos. Depois, Gabriel ficou alguns minutos fazendo fotos com os participantes do encontro na Região Central.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

André Domingues deixa PSDB e se filia ao PSD Anterior

André Domingues deixa PSDB e se filia ao PSD

Visita de cortesia com tom eleitoral Próximo

Visita de cortesia com tom eleitoral

Jaqueline Silveira