Foto: Gustavo Mansur (Divulgação)
A sucessão do governador Eduardo Leite (PSD) tem duas pré-candidaturas já lançadas e muitas articulações nos bastidores. O atual vice-governador Gabriel Souza foi confirmado pelo MDB, em junho, e tem intensificado as agendas pelo interior do Estado como o nome que defenderá a continuidade do projeto de Leite.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Sob as bênçãos e anúncio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Luciano Zucco foi oficializado como pré-candidato do PL para a disputa ao Palácio Piratini e também tem percorrido o Rio Grande, além de feito reuniões com caciques do campo ideológico da direita na busca de uma aliança. E a assessoria que trabalhará na sua campanha já se movimenta, inclusive, visitando cidades estratégicas.
Indefinição no PT
O PT, que está em processo de escolha dos novos dirigentes que comandarão o partido nas eleições, deve bater o martelo sobre o nome ao governo do Estado até o final do ano, já que a sucessão se antecipou com as pré-candidaturas de Gabriel e Zucco. O atual presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, que concorreu a governador, em 2022, e o ex-ministro e deputado federal Paulo Pimenta são os cotados. A tendência é o dirigente da Conab ser o escolhido para a disputa do Piratini.
Progressistas tem dois nomes
Um dos maiores partidos no Estado, o Progressistas, que é base do governo Leite, colocou dois nomes na vitrine: o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, o deputado licenciado Ernani Polo, e o deputado federal Covatti Filho, presidente do partido no Estado. Os dois se lançaram, mas é possível que o Progressistas, que hoje forma com o União Brasil a Federação União Progressista, venha compor a chapa do vice-governador Gabriel Souza. Antes, terá de administrar a divisão entre os grupos de Polo e de Covatti.
Sinalização do trabalhismo
O PDT, do líder Leonel Brizola, por sua vez, sinaliza que se juntará à pré-candidatura de Gabriel, até porque, recentemente, teve seu espaço ampliado no governo Eduardo Leite com a Secretaria da Cultura, além da pasta do Trabalho.
O cenário ao Piratini se mancipou, porém continua muito aberto e, assim, deve segui até o final do ano.
Leia mais:
- Governo terá controle da nova CPI da Corsan formada na Câmara em Santa Maria
- Audiências do PPA em Santa Maria ocorrem com baixa presença de parlamentares
- Depois do pai, é a vez do filho se filiar ao Progressistas