data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação
O empresário Maiko Palharini, que começou vendendo espetinhos de carne na rua e em eventos, em 2009, junto com a mulher, vê agora seu sonho de montar uma rede de franquias virar realidade, com a abertura da primeira franquia fora de Santa Maria. A inauguração foi na quinta-feira, em Canoas. Mas ele quer uma expansão com os pés no chão. Depois que abriu o primeiro restaurante próprio na Avenida Fernando Ferrari, em 2014, ele ingressou em um programa do Sebrae, em 2016, que orientava na formação de uma rede de franquias. Dois anos depois, o projeto deu os primeiros resultados, com a abertura da primeira franquia em Camobi.
- Por meio do Sebrae, participamos de feira de franchising em Porto Alegre, e um cliente foi ao estande e nos conheceu, resolvendo abrir a franquia agora em Canoas. Estamos dando todo suporte a ele, com equipe nossa trabalhando lá - afirmou Palharini.
Preço da carne tem primeiras quedas, e produção aumenta
Por enquanto, os espetinhos de carne estão sendo produzidos em Canoas, mas assim que sair nova licença, a intenção é dobrar a produção e a quantidade de funcionários da fábrica de espetinhos que Palharini tem em Santa Maria -hoje, são seis empregados. A expectativa é que a licença Sisbi saia no começo de 2020. Quando isso ocorrer, os espetinhos daqui poderão ser vendidos não só para os restaurantes da marca e supermercados em Santa Maria, mas para Canoas e Chapecó, onde outra franquia deve ser aberta no início do ano que vem. A meta é poder vender os produtos para todo o Brasil e, no futuro, ampliar a rede de franqueados:
- Já estamos em tratativas para abrir outra franquia em um shopping de Santa Maria - adianta Palharini, ressaltando que hoje o restaurante próprio, a fábrica e a franquia em Camobi já empregam 35 pessoas, número que tende a crescer.