Começaram a ser concretadas nesta segunda-feira (6) as estruturas da passagem inferior da Urlândia e também uma parte da parede da trincheira no trevo da Uglione. No Lote 1, as obras foram retomadas no fim de outubro, com a volta da escavação da trincheira (pista abaixo do nível do solo).
No Lote 2, entre a Urlândia e a Ulbra, na semana passada uma equipe voltou a trabalhar na passagem inferior da Urlândia, preparando as estruturas de madeira para receber a concretagem ontem. Em breve, também deve ser retomada a construção da passagem inferior da Rua Capitão Vasco da Cunha. Além disso, ao longo de novembro, a construtora Sogel deve retomar a construção do segundo viaduto da Uglione.
A obra ficou quase parada de fevereiro a outubro, quando o Dnit aprovou um pedido de indenização às construtoras pelo tempo extra de obra, que deveria levar 3 anos, mas já acumula quase nove anos. A previsão atual do Dnit é concluir 100% da duplicação da Travessia Urbana de Santa Maria até o final de junho de 2024.
Essas obras são bem importantes porque, atualmente, provocam tranqueiras nesses dois pontos da rodovia: Trevo da Uglione e entrada da Urlândia.