Deni Zolin

Professor de Pernambuco diz que local escolhido para a ESA é "insanidade"

Professor de Pernambuco diz que local escolhido para a ESA é

Um artigo publicado por um professor universitário e ativista ambiental no site da PUC de Pernambuco faz duras críticas ao local escolhido pelo Exército para sediar a nova Escola de Sargento das Armas, ao custo de R$ 3 bilhões. O docente Heitor Scalambrini Costa chama de insanidade escolher o local para fazer a nova ESA. 

No artigo, ele diz: “a localização desta construção é uma grande ameaça a uma das áreas mais ricas em biodiversidade do planeta, a Mata Atlântica; cujos resquícios em Pernambuco, apontam para irrisórios 6% da floresta original. É o ecossistema onde 70% da população brasileira vive em território antes coberto por ele. Hoje, restando apenas 12,4% da floresta que existia originalmente no país, e cuja fauna tem grande variedade de espécies de aves, mamíferos, répteis, anfíbios e insetos, sendo que boa parte endêmica.”

Costa segue afirmando que a área prevista para abrigar a ESA “corresponde ao desmatamento de 2 milhões de m² de floresta (equivalente a 200 campos de futebol), fica localizada na Unidade de Conservação de Uso Sustentável APA Aldeia-Beberibe, criada pelo decreto estadual no 34.692, de 17 de março de 2010. Em seus 10 considerandos e 5 objetivos, o legislador evidenciou a importância deste território para a qualidade de vida dos habitantes da região metropolitana do Recife, e a necessária proteção ambiental para resguardar a biodiversidade ali existente.”

 
Existe forte pressão em Pernambuco contra a construção da ESA nessa área de preservação, que fica na Região Metropolitana do Recife. Segundo a coluna apurou, existiria outra área com condições de receber a ESA lá, que traria poucos impactos. Portanto, por mais que a área escolhida pelo Exército seja mesmo barrada devido às condições ambientais, não quer dizer que Recife ou Pernambuco vão perder a ESA. Santa Maria seguirá na torcida, mas não é uma tarefa fácil conseguir uma reviravolta para a ESA vir para cá.


O QUE MAIS DISSE O PROFESSOR NO ARTIGO

“O disparate e a insanidade são de tal magnitude que, caso o desmatamento seja realizado, colocará em risco os recursos hídricos do sistema Botafogo, principal fonte de fornecimento de água que atende os municípios localizados na Zona Norte da Região Metropolitana do Recife (Olinda, Igarassu, Paulista e Abreu e Lima), com uma população estimada em mais de 700.000 pessoas. Um clamor a toda sociedade pernambucana é que nos unamos contra mais esta afronesia promovida por instituições de Estado.”
“Os argumentos injustificáveis para tal empreendimento negam a ciência. Além de autoritários e sem nenhuma fundamentação técnico-científica que justifique este monstruoso desmatamento de uma floresta estabelecida. Aceitar a promessa de replantio da floresta desmatada, em outro local, carece de no mínimo algum sinal de inteligência.”

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trem turístico já está a caminho da região. Ainda há ingressos à venda Anterior

Trem turístico já está a caminho da região. Ainda há ingressos à venda

Nesta quarta, donos dos mercados votam se abrem ou não aos domingos em Santa Maria Próximo

Nesta quarta, donos dos mercados votam se abrem ou não aos domingos em Santa Maria

Deni Zolin