Deni Zolin

Seja bem-vinda a Santa Maria, Escola de Sargento das Armas

18.306

Nesta quarta, no dia em que militares do alto escalão do Exército visitarão Santa Maria para saber mais detalhes da candidata a receber a Escola de Sargento das Armas (ESA), ficam aqui as boas-vindas a todos os militares que virão para a cidade caso o Coração do Rio Grande seja mesmo escolhido para sediar a ESA. No Exército, já são notórias as inúmeras vantagens da nossa cidade em relação a Recife (PE) e Ponta Grossa (PR).

Vários dos principais comandantes e parte dos militares já passaram por Santa Maria e conhecem a a importância das unidades do Exército da cidade e da região para as Forças Armadas, assim como são sabedores da qualidade de vida e das condições de infraestrutura, saúde, educação que o Coração do Rio Grande oferece, além do custo de vida relativamente baixo na comparação com outras cidades.

O Exército escolherá, e com razão, o local que for mais adequado para a formação de sargentos - deve ser uma escolha técnica. E nesse aspecto, Santa Maria tem várias vantagens, como unidades militares de diversas armas e serviços, como infantaria, cavalaria mecanizada, artilharia, comunicações e engenharia, além de campo de instrução para a prática e o centro de simulação e adestramento. Para completar, o Rio Grande do Sul tem inverno e verão rigorosos, permitindo que os sargentos encontrem aqui condições reais para treinamento nas mais variadas situações.

23 pacientes estão à espera de leito de UTI em Santa Maria e região

Na cidade, o Exército possui também sinergia e cooperação com a UFSM, por meio de projetos como o simulador do lançador de foguetes Astros 2020. Com a instalação do escritório descentralizado do setor de manutenção e materiais do Exército em Santa Maria, a UFSM e as demais universidades podem aumentar ainda mais as parcerias para desenvolvimento de tecnologias e soluções para o Exército. Isso é mais uma oportunidade para que os militares formados aqui tenham proximidade com essas novas tecnologias. Santa Maria tem também a fabricante alemã de blindados KMW e outras empresas de simulação e softwares, aumentando o potencial de se tornar um polo de defesa.

Para as famílias e filhos dos militares, haverá garantia de educação, no Colégio Militar, além da UFSM e demais universidades, além de oportunidades de empregos.

Na prática, em Santa Maria, a Escola de Sargentos terá tudo o que precisa "ao alcance das mãos" para formar os novos militares do Exército com ainda mais qualidade.

Cidade universitária e militar, Santa Maria já está acostumada a receber bem gente de todos os cantos do Brasil e até inúmeros universitários do Exterior. Por isso, a vinda da ESA também será fundamental para a cidade, que receberá a escola e os militares de braços abertos. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Leitos de UTIs vagos são ficção que só aparece no site do Estado. Tem gente morrendo na fila por leitos Anterior

Leitos de UTIs vagos são ficção que só aparece no site do Estado. Tem gente morrendo na fila por leitos

Apesar do caos, ocupação de UTIs da região é uma das menores do Estado Próximo

Apesar do caos, ocupação de UTIs da região é uma das menores do Estado

Deni Zolin