
Foto: Deni Zolin
Duas ordens de serviço, um contrato e uma autorização vão garantir R$ 800 milhões para obras em cinco rodovias federais que cortam o Rio Grande do Sul. Foram assinados ontem, em Brasília, os documentos para empreendimentos com recursos públicos nas BRs 392 e 290, na região de Santa Maria, com investimento de R$ 240 milhões, na BR-116 e na BR-153, além de investimentos privados na duplicação da BR-386.
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Entre as obras previstas, estão a duplicação da BR-392, entre o Trevo da Uglione e o Trevo da Estância do Minuano, na saída para São Sepé, conforme o Diário antecipou na terça. Essa obra deve iniciar na metade de 2024 e levar dois anos. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, o Orçamento do ministério para o Rio Grande do Sul este ano é de R$ 1,899 bilhão:
– Nós já executamos R$ 1,053 bilhão. É o dobro do que foi executado em 2022. E até o final do ano, nós esperamos investir mais R$ 400 milhões nas obras de emergência e ordinárias, o que elevará o investimento deste ano a R$ 1,5 bilhão, aproximadamente três vezes mais do que no ano anterior. Isso fez a qualidade da malha rodoviária federal subir de 60% para 69%, das rodovias consideradas boas, e cair de 18% para 8% as ruins.
Além de Renan, participaram do evento o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, o governador Eduardo Leite, diretores do Dnit, a bancada gaúcha no Congresso e prefeitos.
Duplicação da 290
Deputados cobraram do ministro dos Transportes um projeto para duplicar toda a BR-290, pela importância para o transporte de cargas e devido ao grande volume de turistas argentinos. Desde 2014, o Dnit está duplicando um trecho de 115 km entre Pantano Grande e Eldorado do Sul. A obra chegou a parar e foi retomada, com os primeiros 14 km devendo ser entregues até dezembro.
Paulo Pimenta enfatizou a importância da retomada das obras federais no Estado.
– O governo federal está dando uma resposta para obras que se arrastam há anos no Estado.
Dentro do Novo PAC, lançado em agosto, há previsão de 16 obras e sete projetos de rodovias. No total, são R$ 7,4 bilhões para os próximos quatro anos, com R$ 5,3 bilhões de orçamento público e R$ 2,1 bilhões privados
– São muito bem-vindos para a logística do nosso Estado para escoar, para as pessoas circularem com mais segurança – disse o governador Eduardo Leite.
Após 8 meses parada, é retomada obra de duplicação da Travessia no trevo da Uglione
AS OBRAS QUE SERÃO FEITAS
BR-392 E BR-290, EM SANTA MARIA E REGIÃO
Recuperação, restauração e manutenção de 95,5 quilômetros da BR-290, entre Caçapava do Sul e São Gabriel; e de 79 quilômetros da BR-392, entre Caçapava do Sul e Santa Maria, região central do estado. Orçada em R$ 240 milhões, a ordem de serviço prevê 3 anos para a conclusão das obras e a manutenção pelos próximos 5 anos. Inclui a duplicação da BR-392, entre o Trevo da Uglione e o Trevo da Estância do Minuano, em Santa Maria, com iluminação, ciclovia e calçadas. Prevê terceiras faixas nas duas rodovias, além da construção dos trevos de Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul
PONTE DO FANDANGO
Reabilitação da Ponte do Fandango, na BR-153, em Cachoeira do Sul, com investimento de R$ 62,8 milhões e 24 meses para conclusão
DUPLICAÇÃO DA BR-116, PARA PELOTAS
Duplicação do lote 6 da BR-116, em Cristal, na região Sul. A obra, com trecho de 26 quilômetros a serem duplicados, está orçada em R$ 134,9 milhões. O prazo para a conclusão das obras é de 36 meses
DUPLICAÇÃO DA BR-116
Pela concessionária CCR ViaSul, será feita a duplicação de 25 km da BR-386, entre os municípios de Soledade e Fontoura Xavier. Ao custo de cerca de R$ 340 milhões, as obras serão executadas pela própria CCR ViaSul