UFSM avalia mudanças em cursos com número alto de vagas não preenchidas

UFSM avalia mudanças em cursos com número alto de vagas não preenchidas

Foto Nathália Schneider, BD

Além da seleção pelo vestibular e pela nota do Enem, outra forma de entrar nos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria é pela seleção de ingresso e reingresso, que permite estudantes se transferirem de outras instituições para a UFSM, ou até a transferência interna de um curso para outro, entre outras possibilidades. Neste ano, chamou a atenção o número de oportunidades oferecidas nesse edital. São 5.358 vagas, distribuídas em 85 cursos, em Santa Maria e nos campi de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões – para concorrer, é possível se inscrever até 15 de fevereiro no site da UFSM. O número é bem superior ao de 2023, quando abriu 1.884 vagas de ingresso e reingresso. Mas por que esse número tão elevado? E como alguns cursos chegam a ter até 286 vagas em aberto?


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O reitor da UFSM, Luciano Schuch, afirmou que a universidade mudou as regras e, para dar acesso a mais estudantes, passou a ofertar todas as vagas que ficaram sem ocupação, de alunos que trancaram a faculdade, independentemente do semestre. Por isso, o total de vagas cresceu tanto.

Schuch comenta que parte do problema tem a ver com reflexos da pandemia, em que cresceu um pouco a desistência de alunos. Mas há vários fatores que influenciam, como cursos que têm baixa procura já no início ou mais desistências em função de falta de oportunidades no mercado de trabalho ou da baixa remuneração nessa área, principalmente nas áreas de licenciatura (formação de professores).

Os campi em cidades menores, como Cachoeira do Sul, enfrentam o problema com desistências acima da média. Nessa cidade, por exemplo, o curso de Engenharia de Transportes e Logística tem 286 vagas para serem preenchidas, enquanto Engenharia Mecânica, 278, e Engenharia Agrícola, 275. Até Engenharia Elétrica tem número elevado: 240. Em Palmeira e Frederico, os números são altos (veja quadro). O reitor não pensa em fechar cursos, mas em readequá-los:

– Os campi fora de sede, não só na UFSM, mas em todo o Brasil, têm baixa procura e dificuldade de preenchimento de vagas, porque as pessoas, devido ao estilo de vida, não querem se deslocar para uma cidade mais do interior, menor, para estudar, tendo outras possibilidades em cidades maiores. É o caso de Palmeira, de Frederico e Cachoeira. Na Andifes (associação nacional dos reitores), tem uma discussão de como melhorar a procura nos campi fora de sede.

Como exemplo, ele cita Nutrição. Em Palmeira, teve pouca procura. Já em Santa Maria, 20 candidatos por vaga. Quanto a Cachoeira, ele estuda mudanças, como reduzir vagas de cursos com baixa procura e transferi-las a novos cursos.

– Com certeza, era para termos 2 mil alunos matriculados em Cachoeira, pelo potencial que tem, mas temos só 800. Estamos estudando mudanças, com criação de curso de Ciência de Dados, usando a mesma força de trabalho, e com contratações pontuais e melhorias de laboratórios. Estamos fazendo isso não só em Cachoeira. Em cursos que, por cinco ou seis anos, não preenchem nem metade das vagas e têm alta evasão, estamos rediscutindo e migrando parte das vagas para novos cursos, ou mudando de turno – diz Schuch.


Diminuir vagas de cursos com baixa procura é só uma das alternativas

Já o pró-reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch, afirma que a federal tem um trabalho constante de avaliação dos cursos e que é dever da universidade fazer isso. Ele lembra que esses números de vagas em aberto costumam variar e são sazonais.

– A gente sempre estuda os cursos no sentido de melhoria, do que pode ser feito para preencher mais vagas, a gente tem mecanismos de prevenção de evasão, como o programa Integra. Em Frederico, em alguns cursos, o ingresso dos alunos era no início do ano e, em outros, na metade. Eles viram que o preenchimento é melhor se ingressar no 1º semestre e mudaram o ingresso dos cursos para o início do ano. Em Palmeira, fizeram o mesmo, porque se tinha de esperar um semestre inteiro em casa, muitos alunos desistiam antes de começar o curso. Em outros cursos, a gente muda o turno. Em outros, alteramos o conteúdo programático.

 
Tybusch diz que, para verificar a evasão e suas causas, não adianta olhar apenas as vagas abertas para ingresso e reingresso:

– É preciso de uma análise mais aprofundada das peculiaridades de cada curso, pois há vários fatores. Para saber a evasão de uma turma, teria de acompanhar do início ao fim. Há os estudantes que desistem, há aqueles que demoram mais para terminar o curso. São vários motivos da evasão. Nessa busca pela melhoria dos cursos, é uma análise que depende do acompanhamento das turmas, da evasão, da realidade de mercado. Hoje, é diferente da época do Reuni (expansão das universidades), em que a gente tinha vagas novas para docentes. Agora mesmo, o curso de Nutrição, a gente abriu com professores que já existiam e poucas vagas novas. Novas ideias têm surgido a partir de propostas das unidades nas áreas de ciências de dados e nanotecnologia, por exemplo.


AS VAGAS DE REINGRESSO NOS CURSOS

Campus Cachoeira do Sul
Arquitetura e Urbanismo – 105
Engenharia Agrícola – 275
Engenharia de Transportes e Logística – 286
Engenharia Elétrica – 240
Engenharia Mecânica – 278

Campus Frederico
Agronomia – 43
Eng. Ambiental e Sanitária – 223
Engenharia Florestal – 208
Jornalismo – 90
Relações Públicas – 47
Sistema de Informação - Noite – 50

Campus Palmeira
Administração Diurno – 132
Administração Noturno – 117
Ciências Biológicas Lic. – 138
Ciências Econômicas – 108
Enfermagem – 29
Nutrição – 42
Zootecnia – 144

Campus Santa Maria
Administração Diurno – 37
Agronegócio - Tecnologia – 40
Agronomia – 36
Arquivologia – 25
Artes Cênicas Bacharelado – 2
Artes - Desenho e Plástica - Bacharelado – 12
Artes - Desenho e Plástica - Lic. – 4
Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado – 10
Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura – 5
Ciências Contábeis - Noturno – 12
Ciências Econômicas - Diurno – 28
Ciências Econômicas - Noturno – 36
Ciências Sociais - Bacharelado – 50
Ciências Sociais - Licenciatura – 23
Comunicação Social - Jornalismo – 1
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda – 12
Dança Bacharelado – 17
Dança Licenciatura – 1
Direito diurno – 10
Direito noturno – 17
Educação Especial - Licenciatura Plena - Diurno – 57
Educação Especial - Noturno – 50
Eletrônica Industrial – 37
Engenharia Acústica – 91
Eng. Ambiental e Sanitária – 83
Engenharia Civil – 10
Engenharia de Computação – 2
Engenharia de Controle e Automação – 32
Engenharia de Produção – 20
Eng. de Telecomunicações – 129
Engenharia Elétrica – 12
Engenharia Florestal – 161
Engenharia Química – 61
Estatística – 63
Fabricação Mecânica - Tecnologia – 57
Farmácia – 10
Filosofia Bacharelado – 70
Filosofia - Licenciatura – 68
Física Bacharelado – 31
Física Lic. Plena Noturno – 87
Física Licenciatura – 51
Fonoaudiologia – 4
Geografia Bacharelado – 58
Geografia - Licenciatura – 53
Geoprocessamento - Tecnologia – 69
Gestão Ambiental - Tecnologia – 37
Gestão de Turismo – 46

Letras - Espanhol – 56
Letras - Inglês - Licenciatura – 13
Letras - Português - Bach – 45
Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa - Licenciatura – 15
Matemática Bacharelado – 41
Matemática Lic. Plena Noturno – 87
Matemática Lic. Diurno – 43
Meteorologia – 42
Música - Bach. e Lic. Plena e Bach. em Música e Tecnologia – 61
Nutrição – 5
Pedagogia Lic. Plena Diurno – 69
Processos Químicos - Tecnologia – 73
Química - Bacharelado – 18
Química Industrial - Bach – 12
Química Licenciatura – 74
Redes de Computadores - Tecnologia – 43
Serviço Social – 21
Teatro Licenciatura – 9
Alimentos - Tecnologia – 187
Zootecnia – 62

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Deni Zolin

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