Deni Zolin

80 bares e restaurantes farão programa para receber selo de qualidade. Ainda há vagas

80 bares e restaurantes farão programa para receber selo de qualidade. Ainda há vagas

Terminam na quinta-feira as inscrições para a 2ª edição do Programa de Categorização dos Serviços de Alimentação em Santa Maria. Bares e restaurantes podem participar do projeto, que é de graça, prevendo um trabalho de orientação e avaliação das condições sanitárias para a preparação e comércio de alimentos. Nesta edição, mais de 80 estabelecimentos de Santa Maria, Quarta Colônia, Cruz Alta e Santiago – nesses últimos três locais, as inscrições vão até os primeiros dias de dezembro. A previsão é que, em julho de 2024, sejam entregues os selos de qualidade A, B e C.

 
Coordenadora do projeto, a professora da UFN Ana Lúcia de Freitas explica que mesmo o local que receber o selo C (bronze) de qualidade já atende todos os requisitos mínimos da Vigilância Sanitária, enquanto no selo B (prata), atendem muito bem, com processos de armazenagem, produção e higiene bem acima do padrão mínimo exigido pela legislação. Já o selo A (ouro) indica excelência.

Em dezembro, será realizado o primeiro ciclo de inspeção da Vigilância Sanitária nos mais de 50 inscritos de Santa Maria, com o objetivo de orientação sobre os pontos em que têm de melhorar. São mais de 50 itens avaliados, como condições de higiene, temperatura e condições de armazenagem dos alimentos que serão preparados e também daqueles que estão servidos em bufê, além de manipulação correta da comida. Depois, serão dados treinamentos e cursos sobre esses e outros pontos. No ano que vem, haverá uma nova rodada de avaliação, em que bares e restaurantes ganharão uma nota para o selo de qualidade.

Segundo Ana Lúcia, além de se qualificar, os estabelecimentos ainda poderão usar esse selo como forma de marketing, divulgando-o na vitrine e outros locais da empresa, além das redes sociais e sites. É uma forma de demonstrar ao cliente a preocupação com a higiene e a qualidade das refeições.

Esse tipo de categorização já existe há anos em cidades como Londres e Nova York e foi realizado nas capitais que receberam a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Em 2019, Santa Maria replicar isso. Agora, é a primeira vez no país que um restaurante popular e um restaurante universitário, o da UFSM, passarão por esse programa.

 
Para se inscrever, o contato é pelo Instagram @categorizabrasil.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O que acontece agora que a Justiça aceitou o pedido de recuperação judicial da gestora do Hospital Regional de Santa Maria Anterior

O que acontece agora que a Justiça aceitou o pedido de recuperação judicial da gestora do Hospital Regional de Santa Maria

Fim da desoneração da folha faria custo da tarifa de ônibus subir em Santa Maria; entenda Próximo

Fim da desoneração da folha faria custo da tarifa de ônibus subir em Santa Maria; entenda

Deni Zolin