Daniela dos Santos

Fatos interessantes sobre o envelhecimento

  • Fato 1: A população mundial está envelhecendo rapidamente: O número de pessoas com 60 anos ou mais aumentará de 900 milhões para 2 bilhões entre 2015 e 2050 (passando de 12% para 22% da população global total). O envelhecimento da população está acontecendo mais rapidamente do que no passado. Por exemplo, enquanto a França teve quase 150 anos para se adaptar a uma mudança de 10% para 20% na proporção da população com mais de 60 anos, lugares como Brasil, China e Índia terão pouco mais de 20 anos para fazer a mesma adaptação.

  • Fato 2: As condições de saúde mais comuns na velhice são doenças não transmissíveis
    Pessoas mais velhas em países de baixa e média renda têm um número maior de doenças do que aquelas no mundo rico. Independentemente de onde vivam, as maiores causas de morte dos idosos são as doenças cardíacas, os acidentes vasculares cerebrais e as doenças pulmonares crônicas. As maiores causas de deficiência são deficiências sensoriais (particularmente em países de renda baixa e média-baixa), dores nas costas e no pescoço, doença pulmonar obstrutiva crônica (particularmente em países de renda baixa e média-baixa), transtornos depressivos, quedas, diabetes, demência e osteoartrite.

  • Fato 3: Quando se trata de saúde não existe um idoso ‘típico’  
    O envelhecimento biológico é apenas vagamente associado à idade da pessoa em anos. Algumas pessoas de 80 anos têm capacidades físicas e mentais semelhantes a muitas pessoas de 20 anos. Outras pessoas experimentam declínios nas capacidades físicas e mentais em idades muito mais jovens.

  • Fato 4: A saúde na velhice não é aleatória
    Embora algumas das variações na saúde dos idosos reflitam sua herança genética, a maioria se deve a seus ambientes físicos e sociais e à influência desses ambientes em suas oportunidades e comportamento de saúde. É importante ressaltar que esses fatores começam a influenciar o envelhecimento desde a infância. Isso significa que uma pessoa idosa de origem desfavorecida tem maior probabilidade de ter problemas de saúde e menos probabilidade de ter acesso aos serviços e cuidados de que possa precisar.

  • Fato 5: O preconceito de idade pode agora ser mais difundido do que o sexismo ou o racismo   
    O preconceito de idade – o etarismo – tem sérias consequências para os idosos e para a sociedade em geral. O preconceito de idade pode assumir muitas formas, incluindo atitudes preconceituosas, práticas discriminatórias ou políticas que perpetuam crenças relacionadas à idade. Pode obstruir o desenvolvimento de políticas sólidas e prejudicar significativamente a qualidade dos cuidados de saúde e sociais que os idosos recebem.

  • Fato 6: A ação abrangente de saúde pública exigirá mudanças fundamentais na forma como pensamos o envelhecimento e a saúde   
    A saúde na velhice não deve ser definida pela ausência de doença. O Envelhecimento Saudável é alcançável por todas as pessoas idosas. É um processo que permite que os idosos continuem a fazer as coisas que são importantes para eles. Embora os gastos com saúde e assistência social para os idosos sejam frequentemente vistos como custos para a sociedade, eles devem ser entendidos como investimentos na realização de oportunidades e na capacitação dos idosos para que continuem a fazer suas muitas contribuições positivas.

  • Fato 7: O envelhecimento saudável envolve todos os níveis e setores do governo
    Exemplos de ação intersetorial incluem o estabelecimento de políticas e programas que ampliem as opções habitacionais; tornar edifícios e transportes acessíveis; promoção da diversidade etária nos ambientes de trabalho; e proteger os idosos da pobreza por meio de esquemas de proteção social. Avançar no envelhecimento saudável também exige uma compreensão muito melhor das questões e tendências relacionadas à idade.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Daniela dos Santos

POR

Daniela dos Santos

Práticas corporais com grandes benefícios para idosos Anterior

Práticas corporais com grandes benefícios para idosos

Exercícios físicos na terceira idade: quais benefícios eles causam? Próximo

Exercícios físicos na terceira idade: quais benefícios eles causam?