Medida para evitar plenário esvaziado nas sessões e a foto simbólica de tucanos e progressistas

Medida para evitar plenário esvaziado nas sessões e a foto simbólica de tucanos e progressistas

Foto: Reprodução

A direção do Legislativo de Santa Maria resolveu apelar para uma medida mais dura com o objetivo de garantir a presença dos vereadores até o final das sessões, uma vez que é recorrente o número mínimo de parlamentares – sete dos 21 – necessário para não encerrar os trabalhos. Em outras vezes, a sessão foi encerrada por falta de quórum.


​​​​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A Mesa Diretora, junto com a Procuradoria Jurídica da Casa, está elaborando uma resolução que irá prever que o vereador que utilizar o tempo de bancada será obrigado a ficar até o fim, no caso no grande expediente, espaço de manifestações em que os parlamentares têm mais tempo para os pronunciamentos. O anúncio da medida foi feito ao final da sessão de terça-feira pelo presidente da Casa, Manoel Badke (União Brasil).


Atualmente, a presença dos vereadores é obrigatória só na ordem do dia, período da votação de projetos, mas que muitos parlamentares solicitam, entre a análise de uma proposta e outra, espaço de liderança de bancada. E depois que se manifestam acabam deixando o Legislativo. O espaço de bancada pode ser concedido a qualquer tempo.


O que prevê o pacote do Piratini


Como as sessões plenárias ocorrem sempre às terças e quintas-feiras, a agenda nesses dois dias dos parlamentares deveria estar reservada para a presença em plenário em respeito aos próprios colegas que permanecem até o fim reuniões e, principalmente, à população, que os elegeu e banca os seus salários. Precisar de uma resolução para garantir a presença dos parlamentares até o fim das sessões, o que é uma obrigação, soa até uma piada. Mas não é! Acredite, eleitor!


Foto: Divulgação

A cúpula do Progressistas acompanhou em peso a visita do deputado federal Afonso Hamm ao gabinete do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), na última segunda-feira. O parlamentar foi ao Executivo levar sua solidariedade e, ao mesmo tempo, colocar-se à disposição para ajudar a cidade, que foi atingida pelas fortes chuvas.


O que prevê o pacote federal para ajudar a população do RS; Há verbas específicas para Santa Maria


Ao lado de Hamm (à esq., de Pozzobom), estava o ex-vice-prefeito Sergio Cechin, que, depois de um longo inverno, voltava ao gabinete do prefeito, já que, após a disputa acirrada no 2º turno das eleições de 2020 entre ambos, a relação – que era boa até se tornarem adversários – azedou. Também davam peso à comitiva o atual presidente do Progressistas, vereador Pablo Pacheco, e os ex-presidentes da sigla Mario Bakof e Marcelo Dalla Corte.

 
Essa representatividade indica que a aliança entre PSDB e Progressistas à prefeitura caminha a passos largos. O pré-candidato a prefeito, o vice Rodrigo Decimo (PSDB), claro, também estava presente (à dir., de Pozzobom).

 
Em tempo: O encontro entre Pozzobom e Cechin no gabinete foi o primeiro publicamente, contudo, os dois já tinham ficado frente a frente bem longe dos holofotes para aparar as arestas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tecnologias e manejos de conservação do solo e da água para minimizar a erosão do solo e as perdas de água e nutrientes Anterior

Tecnologias e manejos de conservação do solo e da água para minimizar a erosão do solo e as perdas de água e nutrientes

Câmara cria frente em prol do Husm, Ebserh e Regional Próximo

Câmara cria frente em prol do Husm, Ebserh e Regional

Colunistas